Voz da Póvoa
 
...

Filantrópica Promoveu Visita Guiada à Igreja de S. José

Filantrópica Promoveu Visita Guiada à Igreja de S. José

Cultura | 19 Janeiro 2022

A Filantrópica dando continuidade ao roteiro pelo património religioso do concelho, promoveu no dia 15 de Janeiro, a visita à Igreja de S. José, que foi orientada por Humberto Pontes.
 
Recordamos que a actual igreja, construída entre 1954 e 1960, por iniciativa do Arcipreste Manuel da Costa Gomes, sucedeu a um anterior edifício de feição neo-românica, levantado na década de 20 do século XX, com projecto do arquitecto Moura Coutinho de Almeida d’Eça. Por sua vez, já esse edifício revivalista vinha substituir uma primitiva capela erguida na Areosa (actual Passeio Alegre), no ano de 1844 (e demolida em 1913), onde se venerava S. José.

Nesta visita, o grupo que atempadamente se inscreveu, não só circulou pelos espaços interiores de acesso restrito, como passou a conhecer as particularidades da história desta igreja, mas também o nome dos escultores das imagens escultóricas que ladeiam este lugar de culto, algumas saídas das mãos de escultores, como João d'Afonseca Lapa e José Ferreira Thedim. A subida à torre sineira permitiu apreciar uma rara vista sobre a cidade e a bela enseada poveira.

partilhar Facebook
1212/Ig_S_Jose_ILAnt.jpg
1212/Ig_S_Jose_ILAntro.jpg
Banner Publicitário