Voz da Póvoa
 
...

Filantrópica: A Casa de Quarentena ou o Lugar do Imaginário

Filantrópica: A Casa de Quarentena ou o Lugar do Imaginário

Cultura | 11 Outubro 2021

Do canto do mundo surgiu a pandemia que obrigou ao recolher quase obrigatório dos cidadãos. Das escolas regressaram os alunos a casa, lugar onde foi interrogado o instinto criativo de cada um “Na Minha Casa - Quarentena Representada” transformou-se em exposição de trabalhos ilustrativos dos tempos de pandemia.

Sob orientação das professoras Cristina Ferreira e Isabel Braga, alunos do 5.° Ano e do ensino secundário das escolas Dr. Flávio Gonçalves e Secundária Rocha Peixoto, aceitaram este desafio e ilustraram as suas vivências e experiências durante o período do confinamento.

Naturalmente estes desenhos e pinturas ficarão para a história como poderosos registos gráficos e plásticos de uma época conturbada e assustadora, que ainda não foi totalmente superada. A Escola conseguiu a nobre tarefa de manter a ligação, através do ensino à distância, com estes jovens e crianças, que embora limitados na acção, encerrados no espaço das suas casas, não o foram na criatividade e engenho, demonstrando que o Ser é em qualquer tempo criativo.

A inauguração da exposição aconteceu no dia 9 de outubro, e contou com a presença do Vice-Presidente, Vereador da Educação e da Cultura, Luís Diamantino, do Director da Escola Rocha Peixoto, Albertino Cadilhe, de professores e alunos, mas também do público, razão do olhar.

Esta exposição, com curadoria de Ana Romero, mostra a sinergia criada entre a Filantrópica e a comunidade local, num projecto cujo objectivo foi incentivar a criação artística nas comunidades mais jovens do concelho.

partilhar Facebook
1041/IMG_5637.jpg
1041/IMG_5614.jpg
1041/IMG_5628.jpg
1041/IMG_5635.jpg
Banner Publicitário