Voz da Póvoa
 
...

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim de 8 a 31 de Julho

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim de 8 a 31 de Julho

Cultura | 28 Junho 2021

Apesar da situação pandémica a 43ª edição do FIMPV, reunirá num único cartaz um leque invejável de músicos. Será também a maior edição de sempre totalizando 17 concertos em 16 dias. Para além do reforço em número de concertos, foi procurada a diversificação de épocas e estilos musicais levando o FIMPV ao encontro de um novo e renovado público.

Uma das temáticas do certame será abordada logo na conferência de abertura, que como habitualmente será proferida pelo Prof. Rui Vieira Nery. "A Música Erudita e o Jazz: Um Século de Amores Clandestinos”. Raúl da Costa, director artístico e coordenador do FIMPV, indicou que "Em 2019, o festival fez uma abordagem ao jazz, algo que já não acontecia há 29 anos, e nesta edição, retomamos essa reaproximação. Apostamos na abrangência para mostrar o diálogo entre a música erudita e o jazz que historicamente sempre estiveram muito conectados”.

A fusão destes dois estilos acontecerá no concerto inaugural, a 9 de Julho, que irá contar com os renomados pianistas Maria João Pires e Júlio Resende para um concerto intitulado "Diálogos".  Neste concerto inaugural, aguardado com bastante expectativa, será possível ouvir "diálogos" produzidos por pianistas de diferentes gerações e espectros sonoros e estilísticos tão "amplos". Raúl da Costa referiu ainda que "Maria João Pires já esteve no nosso festival há muitos anos, e é uma honra promover este seu regresso, até porque tem actuado muito pouco em Portugal e apenas por uma vez apresentou este espectáculo com o talentoso Júlio Resende”.

Mantendo esta "filosofia" de multiplicidade de estilos e agrupamentos, será apresentada em formato concerto a ópera "o Elixir do Amor" de Donizetti (15 de Julho) mas também dois concertos de Jazz a cargo de dois músicos de renome, a cantora Suiço-Abanesa Elina Duni (13 de Julho) e o pianista Arménio Tigran Hamasyan (17 de Julho). Por outro lado, e mantendo a forte ligação do FIMPV à música antiga, subirão ao palco agrupamentos como a Orquestra Barroca de Helsínquia (14 Julho), o solista Paolo Pandolfo (10 Julho) mas igualmente o Coro e Orquestra Gulbenkian (12 e 25 de Julho, respectivamente) para além de solistas de excepcional craveira internacional como Annika Treutler (25 Julho), Tobias Feldman, Boris Kuznetsow (30 Julho), Pierre Hantai e Aapo Hakkinen (14 Julho).

Paralelamente, haverá espaço para concertos mais "intimistas" dedicados a agrupamentos de câmara como o trio composto por Tatiana Samouil, Pavel Gomziakov e Plamena Mangova (21 Julho) e ainda os quartetos de cordas Tejo e David Oistrakh (27 Julho).

A música portuguesa não ficou esquecida, com a estreia de uma obra encomendada a António Victorino de Almeida e a apresentação dos vencedores do "prémio Jovens Intérpretes". Esta iniciativa, foi lançada para a edição deste ano e teve como objectivo o apoio a jovens músicos portugueses em início de carreira. Os vencedores tocarão no dia 20 de Julho, às 17:00 e 21:00 h, em dois concertos que se antevêem muito interessantes não só pelo nível elevadíssimo dos jovens músicos premiados mas também pela diversidade na configuração instrumental e repertório a apresentar.
 
No dia 23 de Julho tocará a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) dirigida pelo maestro Pedro Carneiro "apadrinhando" as estreias de Aleksey Shadrin (Violoncelo) e Valeriy Sokolov (Violino). O programa, intitulado "Entre as Trevas e Luz", será dedicado aos compositores Joseph Haydn, Piotr Tchaikovsky e Karl Amadeus Hartmann.

Novidade no FIMPV será também um concerto dedicado às famílias. Sendo o pano de fundo a obra literária "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen. Este concerto será uma produção do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP).

Devido à determinação da DGS em função das contingências provocadas pela pandemia, a lotação dos espectáculos estará limitada a 50%. No acesso aos recintos dos concertos será obrigatória a utilização de máscara e haverá corredores específicos evitando o cruzamento de espectadores estando assim asseguradas todas as condições de segurança.
 
Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira online (https://bol.pt).
Todos os concertos serão transmitidos via streaming através da RTP PALCO.


Mais informações em https://www.fimpv.pt/pt"

partilhar Facebook
876/Anexar-ao-site.jpg
876/Anexar-ao-site_.jpg
Banner Publicitário