Voz da Póvoa
 
...

Festival de Marionetas Olhó Boneco! em Vila do Conde

Festival de Marionetas Olhó Boneco! em Vila do Conde

Cultura | 9 Agosto 2022

 

Assim chegou, assim se publica:

A Companhia Teatral Lafontana – Formas Animadas, com a parceria da Câmara municipal de Vila do Conde, apresenta nos próximos dias 13, 14 e 15 de agosto a 1ª edição do Festival de Marionetas Olhó Boneco! no Parque da Cidade João Paulo II.

O Festival vai homenagear o Teatro Dom Roberto, uma tradição portuguesa desconhecida de muitos mas que em 2021 passou a fazer parte do Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional.

Contribuindo para a preservação deste tesouro cultural, a Lafontana – Formas Animadas vai acolher no Festival Olhó Boneco! 26 apresentações de 12 artistas roberteiros portugueses vindos de todo o país. O programa contempla também uma exposição temática, patente ao público de 1 a 15 de agosto, um ateliê de construção de marionetas para os mais no Centro de Atividades do Parque e ainda várias ações de animação.

O Festival de Marionetas Olhó Boneco! destina-se a todas as idades, para que todos possamos conhecer e prestigiar uma arte genuinamente portuguesa que encantou muitas gerações e que faz parte da nossa identidade.

Sobre o Teatro Dom Roberto

Até meados do séc. XX, era comum encontrar este teatro de fantoches com as suas coloridas barracas nas ruas, praças, jardins e praias de todo o país. De caráter essencialmente popular, o repertório do teatro de robertos era composto por textos de tradição oral com muito improviso. Crianças e adultos ocorriam aos primeiros sons agudos que anunciavam o espetáculo, prontos a deliciarem-se com os episódios cómicos que aqueles bonecos interpretavam.

Nos anos 80 esta forma teatral estava quase esquecida. Foi o bonecreiro João Paulo Seara Cardoso do Teatro de Marionetas do Porto que percebeu a necessidade de preservar os Robertos e aprendeu a arte com o Mestre António Dias, um dos últimos artistas ainda em atividade.

Hoje, em Portugal, há de novo uma família de bonecreiros que percorre o país com os seus atores de palmo e meio, as suas guaritas e a caraterística voz estridente.

Festival de Marionetas Olhó Boneco!

13 a 15 de agosto | 11h00-13h00 e 15h00-19h30

Parque da Cidade João Paulo II e Centro de Atividades

Rua Ventura do Paço, 77

4480-835 Vila do Conde

Exposição “Maleta de Bonecos”

Centro de Atividades do Parque João Paulo II

- 1 a 5 e de 8 a 12 agosto -  10h às 18h

- 13 a 15 de agosto – das 10h às 13h e das 15h às 20h

Ateliê de construção de marionetas

Centro de Atividades do Parque João Paulo II

Dia 13 de agosto | 10h-13h

Inscrição prévia informações: fatimalafontana@gmail.com ou Tel. 938 147 552

 

Organização: Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas

Parceria: Câmara Municipal de Vila do Conde e DGartes / MC

Apoio: Junta de Freguesia de Vila do Conde

partilhar Facebook
1190/Festival_Olho_Boneco_GD.jpg
1190/Festival_Olho_Boneco_ST.jpg
Banner Publicitário