Voz da Póvoa
 
...

“Expressão de Liberdade” para Desempoeirar a Comunicação

“Expressão de Liberdade” para Desempoeirar a Comunicação

Cultura | 12 Abril 2024

 

Abraçamos os dias a contar por onde andou o nosso olhar, às vezes, distraído, outras a navegar. Mas, há espaços na cidade que são como um regressar ao cais. No dia 6 de Abril, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto inaugurou uma exposição de cartazes da colecção particular de Mário Linhares intitulada “Expressão de Liberdade – o cartaz político como forma de expressão da liberdade”. 

É uma viagem pelos caminhos e pelas palavras que interpretaram os desassossegos de uma época em que era necessário, acima de tudo, não desistir, não desiludir, não recuar.
O evento contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal, Luís Ramos; da Directora da Biblioteca, Lurdes Adriano, e de Mário Linhares que fez uma visita guiada e interpretativa dos cartazes políticos expostos.

A intenção foi comunicar, chegar mais próximo, desempoeirar a comunicação que tantas vezes foi censurada até à revolução dos cravos. A arte sempre pretendeu cultivar a infertilidades das mentes sãs. Germinar. Acender no olhar o espanto. Meio século para cumprir a revolução de 25 de Abril de 1974. Nada é um dado adquirido, a liberdade constrói-se em cada dia, por isso, dar a conhecer um passado recente às novas gerações, mas também reavivar a memória dos ‘esquecidos’ ou daqueles que viveram este período pós-revolução. O que encontrará na Biblioteca Municipal, até 30 de Abril, é uma das formas de fazer chegar uma mensagem política ao cidadão andante. Acontecia que, muitas vezes, quando afixado era destruído ou apagado com um novo contrário em cima.

Fotos Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário