Voz da Póvoa
 
...

Exposição "Sleeping Giants" de Hélder Luís na Biblioteca

Exposição "Sleeping Giants" de Hélder Luís na Biblioteca

Cultura | 29 Março 2023

 

A Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim acolhe no dia 1 de Abril pelas 16 horas, a abertura da exposição “Sleeping Giants”, de Hélder Luís.

“Sleeping Giants” (Gigantes Adormecidos) fotografado na sua maioria durante o confinamento pandémico de 2021 em Portugal, “foi a minha resposta à paisagem desoladora da cidade e ao silêncio que experienciei durante os meus passeios noturnos. Nessa altura, caminhava entre uma a duas horas, todos os dias, à noite, e, depois de algum tempo em busca de alguma sabedoria ou orientação, encontrei as árvores” escreveu Hélder Luís.

O fotografo refere também que “no início, os meus passeios situavam-se sobretudo à beira-mar, em boa parte devido à ligação ao trabalho de fotografia documental em que estou envolvido, mas um dia decidi aventurar-me pelas ruas vazias da cidade. Nessa altura não havia um único ser humano à vista e os poucos seres vivos ao meu redor eram as árvores. Então comecei a contemplá-las, a observá-las detalhadamente e, eventualmente, a fotografá-las”.

E acrescenta: “O título é uma referência às árvores como gigantes. Não como as gigantescas Sequoias, mas, ainda assim, como enormes seres vivos, muito maiores do que nós e que experienciam a vida numa escala de tempo completamente diferente da nossa. Talvez devido a isso os percecionamos como sábios”.

São seres adormecidos “porque fotografei no inverno, altura em que a maioria das árvores já perdeu as suas folhas e, também, porque, durante a noite, mesmo as que guardam as folhas, depois de um longo dia de fotossíntese, relaxam os ramos e entram num estado que, na sua maior parte, se assemelha ao nosso padrão de sono. No entanto, no inverno a maioria hiberna”.

Fotos: Hélder Luís

partilhar Facebook
2101/Helder_Luis_01.jpg
2101/Helder_Luis_03.jpg
2101/Helder_Luis_02.jpg
Banner Publicitário