Voz da Póvoa
 
...

Exposição de Serralves “Tu & Eu” na Sala de Actos do Garrett

Exposição de Serralves “Tu & Eu” na Sala de Actos do Garrett

Cultura | 12 Janeiro 2024

 

No âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, a Fundação de Serralves inaugurou no dia 20 de Dezembro de 2023, a exposição “Tu & Eu” na Sala de Actos do Cine-Teatro Garrett, que integra o Programa de Exposições Itinerantes da Colecção de Serralves.

O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e da gestora e Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, assim como da artista plástica Susana Mendes Silva e da curadora Joana Valsassina, que foram interpretando e revelando um conjunto de obras em depósito na Fundação, mas também do espólio da artista.

Durante cerca de meia hora foi possível aos presentes perceber as linguagens artísticas que foram utilizadas e captadas no mundo das narrativas que compõem, quantas vezes, o nosso quotidiano.  

Susana Mendes Silva apresentou parte do seu percurso desde 1990. “A sua prática desenvolve-se em torno do desenho, da performance, do trabalho de arquivo e, sobretudo, do encontro – com o público, com o espaço, com a história e com os seus pares. Tomando como ponto de partida a dimensão relacional do seu trabalho, a exposição apresenta a obra da artista em diálogo com trabalhos icónicos de artistas nacionais e internacionais que se destacam enquanto importantes referências no seu universo criativo e efectivo”, pode ler-se no catálogo da exposição. Neste contexto, são apresentadas obras de Alice Geirinhas, Ana Hatherly, Dara Birnbaum, Mané Pacheco, Maria José Aguiar e Yoko Ono.

No final, Ana Pinho elogiou o trabalho da autarquia em prol da cultura: “A Póvoa de Varzim tem um trabalho de reconhecimento internacional, nomeadamente o Correntes d’Escritas que é conhecido em todo o mundo. Para nós é uma oportunidade estar aqui durante o Correntes”. 

A exposição integra a celebração da 25ª edição do Correntes d’Escritas, no ano em que se assinalam também 50 anos de democracia e liberdade, e ainda 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade. “A ideia de celebração e de liberdade são fundamentais no trabalho da Susana, que irá realizar uma performance durante o Correntes d’Escrita”, revelou a curadora Joana Valsassina.

Por sua vez, Aires Pereira destacou a importância de Serralves no contexto cultural em Portugal, “funcionando como um pólo aglutinador para a cultura na Região Norte”. Para o Presidente, “ter a obra e o artista presentes é sempre um privilégio. O que assistimos aqui e podemos ver, abre-nos a cabeça para outras dimensões”.

A exposição que reúne obras de Susana Mendes Silva pode ser visitada até 24 de março, no Cine-Teatro Garrett.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário