O preto e o branco na sua plenitude não sabem decifrar imagens. É nesse sentido que navega o evento PHOTOGRAPHIA organizado pelo fotógrafo, Rui Maio Sousa, que na sua terceira edição continua a promover um conjunto de iniciativas sobre a arte fotográfica e a incentivar a discussão sobre esta forma de expressão.
A fotografia escreve no papel um texto único com tantas imagens quantas consigamos ver, e depois ler. Por isso, não é verdade que a fotografia seja apenas um instante, um olhar clínico do seu autor. A terapia fica para os olhares do observador. O fotógrafo é aquele que consegue organizar os horizontes da imagem, da cor que sobrevive entre o preto e o branco sem o buscar completo. Creio que em “After Nightfall”, exposição de fotografia de José Carlos Marques inaugurada na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, no dia 19 de Agosto, integrada no evento PHOTOGRAPHIA, o fotógrafo descobriu entre o vazio de significado, assertivas interrogações e reflexões quotidianas.
“Num mundo cheio de imagens onde cada imagem tenta de alguma forma afunilar a visão de cada um de nós, ganha significativamente mais importância o processo de dar às pessoas a habilidade de questionar e trabalhar aquilo que lhes é dado a observar”. Agarrei-me a este pequeno extrato da sinopse da exposição que José Carlos Marques nos apresenta para, de certa forma, orientar o observador na leitura fotográfica que o espera, um convite “a construir calmamente a sua própria narrativa”.
Numa época em que a imagem multiplica-se tal como as tecnologias capazes de a reproduzir, creio que a arte como veículo de provocação é hoje e sempre propriedade dos seus criadores. Máquinas e inteligência artificial podem ajudar, mas nunca serão capazes de olhar o mundo pelo lado da sensibilidade criativa do ser humano. E se algum dia um robô criar obra da sua lavra e a expor numa galeria, será sempre a sensibilidade humana do observador a legitimá-la, a dar-lhe sentido ou rejeição e não um monte de programados androides.
Até lá podemos continuar a sonhar e a comparecer em iniciativas que engrandecem a cultura, como fizeram os vereadores da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva e Luís Ramos.
Se ainda não o fez, pode sempre visitar “After Nightfall” até 28 de Setembro. Pelo meio, o evento PHOTOGRAPHIA – entre outras iniciativas acolhe, a 21 de Setembro, a partir das 16h00, na Biblioteca Municipal “Uma Viagem pela Fotografia” com Armando Bento.
Por: José Peixoto
Fotos: Direitos reservados