Depois da sardinhada no Mercado, seguiu-se ao final da tarde de sábado, dia 25 de Junho, a inauguração de uma exposição no Diana Bar onde se conta em muitas centenas de fotografias, seis décadas das Festas de S. Pedro. A busca da memória foi da responsabilidade da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
Ricardo Silva, ladeado pela historiadora Sandra Amorim e pelo Vice-Presidente da Câmara, Luís Diamantino, agradeceu a todos aqueles que colaboraram na recolha fotográfica: “É fruto de um trabalho conjunto entre as Associações, Câmara Municipal, Museu, Arquivo, Biblioteca e particulares, que tornou possível criar esta exposição por temas como as Noitadas dos Bairros, das Rusgas, das Procissões, numa grande colectânea de fotografias”.
O Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, mostrou-se orgulhoso do resultado e reforçou que “a mostra é uma homenagem a todos aqueles que ajudaram a transformar as festas naquilo que são hoje, as melhores festas de São Pedro do País”.
Luís Diamantino agradeceu a presença de representantes de todas as associações de bairro e sublinhou que “as coisas lindas e boas nunca acontecem por acaso e esta exposição revela as nossas tradições e demonstra o que é a Póvoa de Varzim, as nossas raízes. Desfrutem do que podem ver e se tiverem guardado em casa outras imagens, podemos sempre acrescentar”.
No final, os presentes foram convidados a visitar a exposição “60º Aniversário das Festas de S. Pedro” que se encontra no primeiro andar até 24 de Julho.