
Não nasceu do nada, mas a Galeria do Póvoa Arena surpreendeu ao assumir-se como o espaço expositivo maior da cidade, oferecendo paredes para telas de dimensões fora do comum, e um redondo corredor com luz natural que permite não só instalações artísticas como a exposição de esculturas.
A primeira das muitas esperadas é uma exposição colectiva de arte “Show (Us) Around” com a curadoria de Elisa Pinhão Ferreira. Na inauguração e perante uma plateia de olhares curiosos, entre agradecimentos convidou os presentes a tornarem-se “agentes do movimento no acto da contemplação. Temos uma mostra generosa com reconhecidos autores e mais de 60 extraordinárias obras que na sua diferença evidenciam essa tal dinâmica que pretendemos manifestar. Nesse sentido, um agradecimento enorme a estes magníficos artistas com quem trabalhei, espero de facto ter estado à vossa altura”. E com visível emoção, “uma palavra de apreço à minha equipa pelo apoio incondicional, aos meus pais, à minha família, à Dr.ª Margarida Leça e mais uma vez à maravilhosa produção do município”.
Afonso Pinhão Ferreira, presidente da Assembleia Municipal, mas também artista interessado em dar às telas rostos ou criar esculturas entre o surreal e a realidade, lembrou que “a arte é muito humana porque alia duas coisas, a criatividade e a sensibilidade”, reconhecendo que “um computador pode ser ensinado a criar, mas a ter sensibilidade é um bocadinho diferente. Como autarca, ter a sensibilidade de perceber isto e tentar dar isso à comunidade, ou seja, fazer com que a cultura e a arte cheguem mais vezes à comunidade através de eventos como este, é de elogiar”.
E Acrescenta: “Nós não podemos ter uma sociedade que efectivamente seja só uma organização laboral, em que as finanças é o ideal. A arte tem como função lembrar o passado, em algumas obras que aqui estão, vão ver o passado, mas também a libertação do imaginário”, a mais rica equação de comunidade.
Por sua vez, Aires Pereira, disse sentir-se “particularmente feliz porque este era um desafio impossível de acontecer. Mal acabámos os trabalhos e procedemos aos primeiros acontecimentos aqui na Arena, em conversas com o arquitecto Rui Bianchi, sempre achei que esta galeria tinha que ser mais que um corredor onde passavam pessoas. E portanto, faz sentido que nós consigamos dar utilização a espaços como este, não só para aquilo que foi efectivamente concebido”. O Presidente da Câmara Municipal revelou ainda que “a programação cultural deste espaço será apresentada até ao final do ano. Ou seja, no próximo ano haverá naturalmente a utilização e seremos todos convidados a vir até aqui e usufruir deste espaço com os mais diversos eventos, e também convido todos que queiram e tenham interesse em apresentar as suas propostas porque isto é um espaço aberto, de todos e para todos”.
A exposição ganha vida com a curadoria de Elisa Pinhão Ferreira, pela escolha das obras dos seguintes artistas: Abreu Pessegueiro, Acácio Viegas, Afonso Pinhão Ferreira, Ana Pais Oliveira, Carlos Rodrigues, César Amorim, Daniel Hompesch, David Pessegueiro, Domingos Loureiro, Filipe Cortez, Guilherme Fonseca, Hélder Bandarra, Helder Carvalho, Helder Sanhudo, Helena Abreu, Isabel Braga, Jorge Curval, José Emídio, José Nobre, José Rosinhas, Luís Silva, Mário Vitória, Miguel Neves Oliveira, Telmo Mota e Zulmiro de Carvalho.
Com entrada livre, o horário de visita estende-se de segunda a sábado, até 15 de novembro, no período entre as 16h00 e as 20h00.
Foros: D. Reservados