Voz da Póvoa
 
...

“Escrevo certo por linhas tortas” na Biblioteca Municipal

“Escrevo certo por linhas tortas” na Biblioteca Municipal

Cultura | 14 Novembro 2023

 

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto acolhe, no dia 15 de Novembro de 2023, a partir das 17h00, o lançamento do livro "Escrevo certo por linhas tortas" do poveiro poeta David Leite.

A obra será apresentada pela Drª Zeza Leite. Durante a sessão serão lidos alguns poemas do livro, por familiares e amigos do autor, acompanhados à guitarra por José Peixoto. 

Este livro é uma compilação de diversos poemas escritos pelo autor ao longo destes últimos anos. Apesar de este não ser o tipo de escrita a que nos habituou, pois normalmente recorre às quadras para expressar os seus sentimentos e contar as suas histórias, “Escrevo certo por linhas tortas” é um livro que vem para nos surpreender. Quem já conhece as suas outras obras, facilmente reconhece o seu cunho pessoal e o ADN da sua escrita. É um livro autobiográfico onde, em cada poema, se encontra um pedaço da sua vida. Palavras certas que contam histórias, umas mais tortas do que outras, todas elas verdadeiras e muito sentidas.

David José Leite nasceu a 15 de Novembro de 1930, no lugar de Regufe, na Póvoa de Varzim. Carpinteiro por vocação e construtor civil por profissão, desde cedo entregou-se à sua paixão pela escrita. Usava a plaina e o martelo para moldar a madeira e o papel e a caneta para conquistar as suas namoradas.

O seu talento para a rima foi tornando-se um caso sério e, após a morte do seu filho varão, escreve o seu primeiro livro “Saudade”, em 2001. Passado 2 anos edita o livro “O Carpinteiro”, seguido de “Peregrinação”, “Viagem a Itália”, “O sonho dos Oitenta” e, em 2021, o livro “Por Amor”. 

Este seu sétimo livro, “Escrevo certo por linhas tortas”, é uma compilação de vários poemas escritos ao longo da sua vida, que vem abrir novos caminhos à sua escrita, habitualmente em quadra.

partilhar Facebook
2468/802_n_(1).jpg
2468/802_n.jpg
554/0180.JPG
Banner Publicitário