A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto vai ser o palco da apresentação, no dia 30 de Outubro, do livro “Ensaios Literários – Um Contributo” da autoria de Maria da Conceição Nogueira, obra inserida na Coleção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” n.º 37. O evento tem início às 18h00.
O volume reúne os trabalhos executados ao longo da vida profissional de Maria da Conceição Nogueira – Professora de Português e de Francês na Escola Secundária Eça de Queirós, durante cerca de três décadas.
Os textos que o constituem são fruto de um “apaixonante trabalho de investigação”, tendo em vista a planificação das aulas para os seus alunos. Permitiram, também, satisfazer os pedidos dirigidos à autora por diversas instituições, assinaladas na obra, em pé de página.
Maria da Conceição Nogueira nasceu a 9 de junho de 1932 na Póvoa de Varzim.
Frequentou o Colégio do Sagrado Coração de Jesus, desde o Ensino Primário até ao 5.º Ano do Ensino Secundário. Ingressou, a seguir, na Escola do Magistério Primário de Braga. Lecionou no Ensino Primário durante quinze anos, nas freguesias poveiras de Aver-o-Mar e Aguçadoura. Frequentou, como aluna voluntária, o curso de Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Ficou colocada na sua terra natal, no Liceu Nacional da Póvoa de Varzim, hoje Escola Secundária Eça de Queirós, onde se manteve desde o ano letivo de 1973/74 até 2001, lecionando as disciplinas de Português e Francês.
Amiga de infância da Família de Flávio Gonçalves, acompanhou a atividade intelectual e cultural desse ilustre poveiro, sobretudo como Diretor do “Póvoa de Varzim – Boletim Cultural”, tendo, a seu pedido, publicado o artigo intitulado “Linguagem e Etnografia de Aguçadoura”. Já sob a direção de Monsenhor Manuel Amorim e instada por Manuel Lopes, retomou a sua colaboração no Boletim.
Publicou na imprensa local textos de diversa natureza, nomeadamente evocação de amigos e colegas, seus contemporâneos. Colaborou nos números 2 (2003) e 10 (2011) da revista “Correntes D’Escritas”.
Por morte de Monsenhor Amorim, contactada pelo Vereador da Cultura, Dr. Luís Diamantino, assumiu a direção do “Póvoa de Varzim – Boletim Cultural”.
Foi distinguida pelo Rotary Club, no ano de 2010, como a “Profissional do Ano” e pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no ano de 2013, com a Medalha de Reconhecimento Poveiro.
Faz parte do júri do concurso anual “Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha/Correntes D’Escritas”.