Voz da Póvoa
 
...

Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde

Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde

Cultura | 27 Setembro 2023

 

‘Décimo Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde’ realiza-se de 09 a 15 de outubro

Festa da arte e da cultura homenageia Palhaço Bufão

Organizado pela companhia Nuvem Voadora, o ‘Décimo Encontro Internacional de Palhaços’, regressa a Vila do Conde, de 09 a 15 de outubro. Desta vez, o evento vai explorar a dimensão existencial da figura do Palhaço Bufão no contexto contemporâneo.

O festival vai decorrer em diversos polos da cidade, com espetáculos e eventos diversificados, onde se inclui uma Master Class com Leo Bassi, “o último grande mestre Bufão do mundo” e a estreia da ‘BuFanfa’, uma banda musical ‘bufonesca’ e surrealista, a mais recente criação da Companhia Nuvem Voadora.

O Encontro Internacional de Palhaços de Vila do Conde é já um destaque no panorama cultural nacional e, ao longo dos seus 10 anos de existência, tem vindo a promover a construção de novos públicos e de novas dinâmicas culturais e sociais e o desenvolvimento da linguagem contemporânea do Palhaço – quer junto do público, quer de profissionais da cultura – bem como a reflexão profissional sobre o estado atual desta arte.

Desenvolvido pela companhia de circo e de teatro de rua Nuvem Voadora, o ‘Décimo Encontro Internacional de Palhaços’ pretende oferecer novas experiências artísticas e ‘clownescas’, em atuações de rua e em espaços informais, proporcionando espetáculos imersivos e híbridos. Direcionado para uma grande diversidade de perfis e de faixas etárias, o festival abrange famílias, escolas, profissionais do setor e público em geral.

Festival homenageia Palhaço Bufão, o ‘bobo da corte’ do século XXI

Reconhecido como um importante símbolo humorístico, o Palhaço Bufão assume-se como uma figura marcante no universo satírico.

O conceito, oriundo da Idade Média, representa uma espécie de palhaço - figura marginalizada e dramática - que caracteriza, simultaneamente, o grotesco e o charme.

Popularmente conhecido como o ‘bobo da corte’ ou ‘arlequim”, utiliza o desprezo, a ironia e a desinibição nas representações, expondo os outros ao ridículo. Transgressor das regras sociais, é malicioso e ingénuo, puro e cruel, romântico e libidinoso, manifestando um comportamento quase agressivo e propositadamente chocante.

Leo Bassi: ‘Em busca da identidade cómica’ e ‘Eu, Mussolini’

Leo Bassi, um dos mais famosos Palhaços Bufões contemporâneos, é o convidado especial do ‘Décimo Encontro Internacional de Palhaços’, reconhecido, ao longo da sua carreira, pelo talento artístico e pelo ativismo em questões sociais e políticas.

Premiado artista, palhaço e ativista italiano, Bassi é conhecido pelo seu estilo de comédia provocativa e pela sua abordagem teatral única.

No Encontro de Palhaços de Vila do Conde irá orientar uma Master Class para profissionais – denominada ‘Em busca da Identidade cómica’ - que já se encontra esgotada devido ao seu reconhecimento artístico.

Na sessão, os participantes são continuamente encorajados a assumir, alternadamente, um papel ativo, observador e crítico, que os conduz a um olhar inspirador sobre as raízes psicológicas do humor.

O artista irá, ainda, protagonizar uma peça intitulada ‘Eu, Mussolini’.

“Devido à recente ascensão de partidos de extrema-direita, senti a necessidade de me colocar de novo na linha da frente da batalha ideológica, atacando o adversário com a arma que ele mais odeia: o humor”, refere Leo Bassi, salientando que sempre levou muito a sério a sua profissão de palhaço e bobo da corte.

“Venho de uma antiga família circense e, sempre que subo ao palco, sinto que me compete defender os valores sociais e humanistas que os meus antepassados me deixaram como herança. De todos esses valores, o mais importante foi sempre estar do lado dos mais fracos para gozar com o Poder”, frisa, garantindo ter demorado cerca de dois anos a preparar esta peça.

O enredo gira em volta de um acontecimento sobrenatural inexplicável, que traz Mussolini até 2023. E, de acordo com Bassi, “ele está, ali, em palco a dar a sua opinião sobre a realidade atual”.

‘BuFanfa’, uma banda surrealista

‘BuFanfa’ é uma banda de ‘bufões’, onde os músicos incorporam os seus próprios instrumentos, transformando-se num quadro musical surrealista em movimento, com pitadas alegóricas de Hieronymus Bosch’s.

Constituído por seis personagens ‘bufonescas’ de temperamentos distintos, «meio homem, meio instrumento», o sexteto deambula e interage ‘sarcasticamente’ com o ambiente que o rodeia, falando através de sons e criando imagens absurdas e cómicas na arquitetura das cidades. A sua música, eclética, passa de poderosa e contagiante, alegre e eufórica a ruidosa e entediante.

Programa alargado a espaços públicos

Ao celebrar uma década de existência – e assumindo-se como a festa da arte e da cultura em Vila do Conde - o número de dias do festival foi alargado relativamente às edições anteriores, e conta, agora, com a participação de artistas oriundos de Espanha, Itália, Bélgica, México, Portugal, Brasil, França e Senegal.

O Teatro Municipal de Vila do Conde será, como habitualmente, o palco principal do evento mas as intervenções em outros espaços, bem como em contexto de rua, serão diversificadas.

Integrados no âmbito da formação profissional - uma das prioridades assumidas pela Nuvem Voadora - o festival vai contar com oficinas para famílias, conversas-debate e uma Master Class para profissionais do setor. Haverá, ainda, uma mostra cinematográfica, onde serão exibidos documentários sobre palhaços e alguns debates sobre o tema.

Os preços dos bilhetes variam entre os 5 e os 10 euros, sendo que a maioria dos espetáculos são de acesso gratuito.

09 outubro | 14h00 - 18h00    10 outubro | 10h00 - 14h00

‘Em busca da identidade cómica’ – Master Class com Leo Bassi (IT)

Centro de Pesquisa e Formação Nuvem Voadora

11 e 12 outubro | 21h30

Documentários sobre o palhaço / Conversa

Café-Concerto Centro Municipal da Juventude

Programa Geral - Espetáculos

10 Outubro | 21h30

‘Eu, Mussolini’ – Leo Bassi (ES)

Teatro Municipal de Vila do Conde

13 outubro | 11h30

‘BuFanfa’ – Companhia Nuvem Voadora (PT)

Itinerante

Mercado Municipal de Vila do Conde

14h30 - ‘Era uma vez… ou lá o que é que é’ – Teatro Extremo (PT)

Teatro Municipal de Vila do Conde

Escolas e instituições de Solidariedade Social e público em geral

21h30 - ‘Auch!!!’ – Abraham Arzate (MX)

Teatro Municipal de Vila do Conde

23h00 - ‘Jam Clown Session’

Café-Concerto Centro Municipal da Juventude

14 outubro | 10h30 - 12h00

‘Circo por Miúdos’ (Oficina de Circo para família)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

11h30 - ‘BuFanfa’ - Companhia Nuvem Voadora (PT)

Itinerante

Rua Dr. João Canavarro

15h00 - ‘The odder Sideshow’ – Fric a Frac (PT)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

16h00 – ‘Saltimbanco da Charneca’ – Cia Água no Deserto

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

16h30 - 18h - ‘Circo por Miúdos (Oficina de Circo para família)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

21h30 - ‘Gala de solidária’ com a participação de todos os artistas

Teatro Municipal de Vila do Conde

23h30 - ‘Festa de encerramento’

Café-Concerto Centro Municipal da Juventude

15 outubro | 10h30 - 12h00

‘Circo por Miúdos’ (Oficina de Circo para família)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

15h30 – ‘Adiante’ – Eva Ribeiro clown, Lua Cheia e Lume Teatro (PT/BR)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

16h30 - ‘No Mad No System La Disco de Poche’ – Cie Tête d'Ampoule (PT/FR)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

16h30 - 18h00 – ‘Circo por Miúdos’ (Oficina de Circo para família)

Jardins da Alameda dos Descobrimentos

Sobre a Nuvem Voadora

Nuvem Voadora é uma companhia de circo e de teatro de rua que realiza espetáculos e formações onde promove e desmistifica a linguagem do clown.

As suas criações cruzam a arte do palhaço com diferentes técnicas e várias linguagens artísticas, como circo, música, dança, teatro, marionetas ou vídeo, envolvendo profissionais com formações diversas, para criar espetáculos acessíveis a todos os públicos.

Com um programa de itinerância consistente, a companhia leva as suas criações muito para além de Portugal, nomeadamente Espanha, França, Itália, Alemanha, Roménia, Argentina, México, Palestina ou Senegal.

partilhar Facebook
Banner Publicitário