Voz da Póvoa
 
...

Encontro de Música Coral ou a Arte de Encantar em Coro

Encontro de Música Coral ou a Arte de Encantar em Coro

Cultura | 11 Novembro 2024

 

“É um encontro de amizade, de amor pela música, de partilha, um encontro, essencialmente, do melhor que a música coral pode trazer a nós enquanto Seres Humanos”, foram estas as primeiras palavras de Tiago Pereira, maestro do coro Capela Marte e director artístico do XI Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim, que decorre entre os dias 9 e 30 de Novembro. 

Sendo o Turismo de Portugal um dos parceiros do evento que tem o apoio da Câmara Municipal e da Caixa de Crédito Agrícola, entre outros, a escolha da apresentação do programa que ocorreu no dia 30 de Outubro, recaiu sobre a Loja Interactiva de Turismo da Praia.

Referindo-se ao local escolhido para a apresentação do programa, Tiago Pereira, começou por dizer que, “neste lugar estamos rodeados de sonhadores”. E sendo também uma das salas de visitas da Póvoa, “aqui junto ao mar passeava muitas vezes o Dr. Luís Rainha, um dos grandes defensores da cultura, da arte”, outro dos sonhadores homenageado com uma escultura “o autor do nosso brasão, Fernando Gonçalves, e criador do painel de azulejos” à entrada do molhe norte. E por último “ao homem que teve todos os sonhos do mundo, Fernando Pessoa”.

Quanto ao sucesso do evento o director artístico revela que “o segredo é de ano após ano, conseguirmos melhorar tudo o que fazemos. Este ano, estamos a contar com uma qualidade superior que marcará o encontro”.

Entre presidentes de associações locais e outras entidades, estiveram presentes a Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Mónica Martins; o Vice-presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Luís Diamantino, a Vereadora do Turismo, Lucinda Amorim, e a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva.

“Tenho a certeza que será o melhor encontro de todos”, disse Luís Diamantino, que lembrou também o orgulho que sentiu com “o coro Capela Marta a representar Portugal e a Póvoa de Varzim em Barcelona, com um êxito tremendo. Este será um lado que a Capela Marta terá que explorar, a representação fora da Póvoa de Varzim, mas também fora do país. Penso que será importante e a Câmara estará aqui para apoiar”.

Para João Magalhães, Presidente da Associação Capela Marta, continuar a dar ao Encontro de Música Coral a evidência que tem tido nos últimos anos”, e em cada ano, “fazer mais e melhor sem nunca deixar cair a qualidade atingida” e oferecer à Póvoa de Varzim e a quem nos visita “concertos e coros de excelência”.

O prestigiado evento arranca na Praça do Almada no dia 9 de Novembro, pelas 10 horas, com a inauguração oficial do Encontro de Música Coral onde serão explicados todos os passos e razões de trazer mais cultura para a cidade, mas também para as freguesias. Meia hora depois no Museu Municipal acontece uma oficina de música coral com a maestrina, Raquel Couto, do Coro Infantil da Casa da Música. A partir das 21h45, na igreja de São José de Ribamar, pode alimentar os ouvidos com o Coro Infantil da Casa da Música, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende, e os Jovens Cantores de Guimarães. Como estamos a destacar as vozes dos mais pequenos, saiba que no dia seguinte, pelas 16h00, na igreja da Nossa S.ª das Dores, pode se encantar com o Coro Capela Marta Júnior, Voces Verbi e Coro de Câmara de Barcelos.

Para além das várias actividades, como tertúlias ou cinema, e dos muitos concertos durante o mês de Novembro na cidade, o Evento leva também a música coral à freguesia da Estela.

Para quem pretende acompanhar um Encontro que é já uma referência nacional, deixo-lhe ainda outras vozes que deverá oferecer ao seu ouvido: Coral de Letras da Universidade do Porto; Coura Voce; Viana Vocale; Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima; Grupo Vocale Sólo Voces (Lugo – Espanha); Etos Vocal Ensemble; Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes; Coro Capela Marta, e Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa. No dia 30 de Novembro, vários Coros do Concelho da Póvoa de Varzim vão cantar em locais como a Fortaleza, Largo Elísio da Nova, Rua da Junqueira e Largo David Alves. O encerramento acontece na Praça do Almada, com o Coro Feliz Natal da Póvoa de Varzim, a subir ao palco pelas 17h30, com o acender das luzes de Natal. 
 
Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário