Voz da Póvoa
 
...

Edifício da Biblioteca Municipal Fez Anos

Edifício da Biblioteca Municipal Fez Anos

Cultura | 7 Dezembro 2024

 

A Biblioteca Municipal é mais antiga, é centenária, foi fundada em 1880, e passou a chamar-se Biblioteca Popular Camões, criada pela altura do tricentenário da morte do poeta Luís de Camões, curiosamente a celebrar os 500 anos de nascimento. Há quem aponte 23 de Janeiro de 1524.

Para que a memória nos guarde a história, m 1913, a Biblioteca recebe como herança o núcleo documental do cientista poveiro Rocha Peixoto, constituído por 2794 volumes que leva a que, em 1966, por altura do I Centenário do Nascimento de Rocha Peixoto, se passe a denominar Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Após várias mudanças de edifícios, onde se inclui a Câmara Municipal, acaba por se instalar, definitivamente, no edifício contemporâneo, da autoria do Arquitecto J. J. Silva Garcia.

Por isso repito, diga 33, a conta que Deus fez para escutar o seu respirar, o bater do coração ou os livros que se mostram na estante. Há um guardador de conhecimento que se edificou e mereceu honras de inauguração, no dia 30 de Novembro de 1991. A Biblioteca abre-se feminina para guardar na sua interminável gravidez, milhares de livros, bibliotecas pessoais, ofertas, memórias vivas quando lidas, nunca apagadas enquanto expostas.

No sábado a Directora da Biblioteca, Lurdes Adriano, a escritora e coorganizadora do encontro literário Correntes d'Escritas, Manuela Ribeiro, e os funcionários reuniram-se para celebrar a data com um adocicado bolo de aniversário.

A Biblioteca Municipal possui várias secções, entre as quais biblioteca infantil, multimédia, Literatura, Científica e o Fundo Local - estudos sobre a Póvoa de Varzim. Se ficou com curiosidade passe por lá e entre fantasia, ficção ou realidade, encontrará um livro que pode sempre requisitar e partilhar com o silêncio da sua voz.

José Peixoto 

Fotos: JCM

partilhar Facebook
Banner Publicitário