Voz da Póvoa
 
...

Dia da Música para Harmonizar o Mundo

Dia da Música para Harmonizar o Mundo

Cultura | 1 Outubro 2021

O dia Mundial da Música festejado na sexta-feira, foi pensado para homenagear a arte e a história da música do mundo. Nesse sentido, a Escola de Música da Póvoa de Varzim promoveu um dia dedicado à arte dos sons com a Orquestra de Sopros e a Orquestra de Cordas a viajar pelas escolas do concelho.
 
A orquestra de Sopros brindou no dia Mundial da Música as escolas EB1 Quinta – Balazar; Fontainhas; EB 2/3 Rates/EB1 Rates (Praça); Sininhos; Maria da Paz Varzim; escola do Século; Centro Ocupacional da Lapa; escola Nova e Coreto.

Por sua vez, a Orquestra de Cordas fez o mesmo na escola das Machuqueiras, em Laúndos; da Granja, em Rates; Escola do Desterro, na Povoa de Varzim; da Giesteira; Centro Ocupacional de Aver-o-Mar; EB1 Argivai-Pedreira; EB2/3 Cego do Maio e Câmara Municipal.

A música não tem género. O Dia Mundial foi criado pelo Conselho Internacional de Música em 1975 graças a Yehudi Menuhin, violinista e presidente do Conselho. No entanto, foi a Sociedade Internacional de Educação Musical que deu um impulso para a celebração e então, o ano de 1980, declará-lo como o Dia Internacional. O principal objectivo deste dia não é apenas destacar os benefícios e importância da arte musical em todo o mundo, mas também promover a paz e amizade das nações através da união gerada a partir da música. Sabe-se que a música é uma forma de arte universal que atravessa as barreiras e que pode unir as populações com um mesmo propósito. Este dia 1 de Outubro de cada ano pretende que todos os outros dias possam ser da música e das pessoas capazes de nos surpreender e rasgar sorrisos.

partilhar Facebook
Banner Publicitário