Voz da Póvoa
 
...

Desnascer em Silêncio para Renascer

Desnascer em Silêncio para Renascer

Cultura | 10 Novembro 2021

Ana Rita Rodrigues e Carla Serrão, investigadoras na área da psicologia, apresentaram no sábado, na Biblioteca Diana Bar, o livro a quatro mãos “Renascer”, onde sugerem e ensinam a prática de meditação mindfulness, no sentido de nos levar ao encontro da compaixão, do altruísmo, da bondade e da generosidade.

Há neste maturar de palavras escritas em tempo de pandemia, uma quietude temporal que pretende levar o leitor pelos caminhos da leveza do Ser que o pode transportar até à felicidade procurada. Foi o que a moderadora Ana Quintas quis semear em cada interrogação.
A dada altura da vida, é importante perguntar se gostamos da nossa companhia “para percebermos se somos uma companhia agradável para o outro. Houve um tempo que tive que fugir dos olhares”, revelou Ana Rita.

Por seu lado, Carla Serrão acrescentou que, “precisamos de um retiro de silêncio, onde há muito ensinamento”. O livro foi escrito em tempos de recolhimento e restrições pandémicas, “havia muitas mudanças e novas experiências a cada momento. Queríamos que fosse um livro intemporal, mas a dada altura tivemos que simplificar a linguagem para a mensagem fluir melhor”.

Ana Rita reconhece que “foi muito divertido escrever a quatro mãos, muitas das nossas emoções são semelhantes e isso tornou o desafio muito interessante. Tivemos que lidar com os medos, as dificuldades, os constrangimentos. Muito do que está no livro são ideias de muitas pessoas”.

E Carla Serrão sugere: “Meditar, dar atenção aos sentimentos, o nosso mundo pelo lado da filosofia, escrever, ler caminhar, observar e ouvir o mar”.

Passamos parte das nossas vidas em piloto automático. É importante parar para pensar, “Renascer”. Este é um livro a quatro mãos, respirado, partilhado, renascido do silêncio onde as palavras se revelam na sua dimensão.

partilhar Facebook
Banner Publicitário