Voz da Póvoa
 
...

David Leite Continua a Escrever Certo por linhas Tortas

David Leite Continua a Escrever Certo por linhas Tortas

Cultura | 25 Novembro 2023

 

Escrevo certo / Por linhas tortas / Sem ter descanso / Nas horas mortas / Vou versejando / E escrevendo / De vez em quando / Todo contente / Com este dom / Que Deus me deu / Agradeço a Deus / Por este saber / Que é só meu / Sinto-me feliz / A escrever / Vou continuar / Se Deus me deixar / Obrigado Senhor / Por tanto gostar / Gostar de escrever / Obrigado senhor / Por me dar este poder.

Deste rimar nasceu o livro ‘Escrevo certo por linhas tortas’, de David Leite, apresentado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, a 15 de Novembro, dia em que o autor completou 93 anos.

Na apresentação da obra poética, Zeza Leite, que embelezou as páginas com as suas ilustrações, e filha mais nova do poeta, referiu que o que chega às mãos dos leitores, “é um livro que vos vai envolver, o meu pai e quem conhece a sua obra e o acompanhou, sabe que normalmente ele escreve em quadra. A rima é o seu território poético, obedecendo religiosamente à métrica das sete sílabas. Mas, na verdade ao longo destes mais de 25 anos de escrita houve momentos aqui e ali em que foi escrevendo alguns poemas soltando-se desse registo das quadras, dessas amarras. Este livro ‘Escrevo certo por linhas tortas’ é na verdade a compilação de alguns desses poemas. E ouso dizer que é um livro que veio para surpreender”.
 
E concluiu: “O protagonista é o seu autor, são os seus sentimentos, as suas emoções, as suas histórias de vida, as suas histórias de fé, a paixão pelo Varzim. Ou seja, é um livro muito genuíno pela sua escrita, um livro verdadeiro pelas histórias que conta. Na verdade, é um livro envolvente que surpreende a cada página”.

Na qualidade de amigo, editor e responsável pela Tipografia Poveira, Lopes de Castro “provavelmente este é o melhor livro de David Leite, o sétimo e ficamos todos à espera do oitavo. Este livro tem algumas particularidades, sendo um objecto muito interessante, não é só do autor que falei mas também de Zeza Leite que ilustrou e concebeu uma capa magnífica”.
 
Também Luís Diamantino fez questão de referir que “para além de poeta é um fazedor de amigos”, para o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, facilmente se percebe que “é um livro feito de amor e dedicação. É a vida de David Leite que está retratada em poemas”. Acabando por buscar nas palavras do autor a liberdade que este encontrou para versejar.

Durante a sessão, acompanhados pela guitarra de José Peixoto, foram lidos poemas do livro ‘Escrevo certo por linhas tortas’, pela filha Alda, o neto Tiago, a bisneta Maria, o neto Guilherme, o amigo Craveiro, o poeta David Leite e Aurelino Costa a encerrar com uma colagem de poemas com palavras tortas e outras menos, todas capazes de nos dizer e contar. 

por: José Peixoto

Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário