Voz da Póvoa
 
...

Da Póvoa Saiu a ‘Fé em Deus’ até A Guarda

Da Póvoa Saiu a ‘Fé em Deus’ até A Guarda

Cultura | 24 Setembro 2022

 

“Lanchas, ide com Deus! Ide e voltai com Ele / Por esse mar de Cristo...” SÓ António Nobre, poeta que conviveu com a colmeia piscatória, traduziu em palavras o sentimento dos pescadores poveiros “A saírem a barra, entre ondas de gaivotas! Que estranho é! Fincam o remo na água, até que o remo torça, À espera de maré, Que não tarda aí, avista-se lá fora! E quando a onda vem, fincando-a com toda a forca, Clamam todas à urra: «Agora! agora! agora!» ”.

Tal como Nobre diz no poema “Içam a vela, quando já têm mar”, foi o que se viu na saída da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus”, na quinta-feira, com destino A Guarda na Galícia.
 
Na marina Norte um abraço entre o mestre Agonia Areias e Luís Diamantino, Vice-presidente e Vereador da Cultura que, tal como Manuel Ribeiro, directora do Gabinete de Projectos Culturais e Lurdes Adriano, directora da Biblioteca Municipal, se foram despedir da Tripulação. Tripulação que na sexta-feira integrou o cortejo da procissão de Santa Tecla que se realizou no monte com o mesmo baptismo.

Depois de uma primeira assinatura na Póvoa de Varzim a 29 de Junho, este sábado a história repete-se com a celebração de um acordo de geminação entre as duas cidades. Na cerimónia, para além do Presidente da Câmara de A Guarda, Antonio Lomba Baz, e os Vereadores do seu Executivo, estará presente o Presidente da Câmara Aires Pereira e o Vice-presidente, Luís Diamantino.

Com este acorde de geminação firmado, A Guarda junta-se às cidades de Montgeron em França, Eschborn na Alemanha e Zabbar em Malta, cidades com que a Póvoa de Varzim Mantem relações de geminação.

partilhar Facebook
Banner Publicitário