Capela Marta Júnior encanta, na tomada de posse dos corpos sociais da Associação, com “o Mar enrola na Areia”. A sala do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim encheu, na manhã do dia 9 de Março, para testemunhar o acto, mas também a mistura de vozes, do presente e do futuro, que interpretaram o Hino do coro Capela Marta. Depois, foi a vez dos mais pequenos aprenderem a ser coralistas respeitados(as).
A nova direcção da Associação Cultural Capela Marta renovou por mais dois anos com o Presidente João Magalhães, passando de três para cinco directores. Além do presidente, integram a direcção Joaquim Magalhães, Manuel Gavina, José Machado e Ruben Ferreira. Na presidência da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal repetem Abel Magalhães e José Luís Silva, respectivamente.
Na sessão de tomada de posse, João Magalhães, perante uma plateia composta por representantes autárquicos, entidades Civis e Militares, e associados, fez uma síntese histórica dos 73 anos da instituição, lembrando a criação do coro Capela Marta Júnior em 2023, onde se misturam vozes masculinas e femininas, e anunciando para breve a mudança para uma nova sede.
No ano passado, o coro Capela Marta deu voz aos compositores poveiros em 44 eventos, tendo também representado a Póvoa de Varzim na vizinha Galiza. Segundo o Presidente e coralista, o ano em curso poderá ultrapassar estes números.
O coro dirigido pelo maestro Tiago Pereira integra um projecto internacional que inclui concertos na Póvoa de Varzim, Lisboa e Barcelona.
Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, enalteceu o trabalho e a importância de manter o coro Capela Marta, e apoiar as suas actividades. Quanto à nova sede será uma realidade, mas não revelou onde. A actual está localizada numa pequena sala num edifício na Rua da Igreja.
Presentes na tomada de posse dos órgãos sociais da Associação, estiveram também a Vereadora da Coesão Social, Andrea Sila e o Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva.
As celebrações do aniversário do coro Capela Marta iniciam no próximo fim-de-semana, com uma romagem ao cemitério. No dia de aniversário, 19 de Março, dia do Pai, na missa a realizar na Igreja Matriz, às 19h00, o coro dará voz à cerimónia.
Fotos: Capela Marta