Há convites que nos engrandecem, como pessoas, como poveiros, como coro Capela Marta, que tal como uma tela exposta, um livro publicado nos ‘pertence’. É e será sempre um orgulho homenagear a memória de Antoninho Marta, fundador em 1951, do coro Capela Marta, que 73 anos depois continua a afinar o nosso ouvido com a humildade dos mais capazes.
O percurso é já longo, mas a viagem continua a ser contada, por isso mesmo as vozes do decano coro poveiro foram convidadas a participar no Festival Internacional Corearte de Barcelona, que decorre entre os dias 6 e 12 de Outubro.
Para o Presidente da Associação Capela Marta, João Magalhães, “é o ponto mais alto nos 73 anos de existência do coro Capela Marta. Temos ido à Galiza em concertos individuais ou com a participação de um ou outro coro, agora, num evento desta envergadura como é o Festival Internacional de Barcelona, não estava nos nossos horizontes, apesar dos diversos convites que temos recebido de alguns festivais”. Reconhecendo que “Isto só foi possível porque o trabalho desenvolvido pelo coro Capela Marta ao longo destes últimos anos, pela entrega e dinâmica que o nosso maestro, Tiago Pereira, trouxe ao coro, foi uma enorme alavanca para o desempenho e qualidade que estamos a apresentar pelos palcos onde somos convidados”.
A Associação Cultural Corearte de Barcelona realiza diversos festivais em todo o mundo. Os seus responsáveis descobriram o coro Capela Marta e contactaram o seu maestro. Entre conversas visitaram a Póvoa de Varzim. “Em Maio, na igreja de São José estiveram dois coros Uruguaios e o coro Capela Marta num concerto que foi muito apreciado pelo maestro e director artístico da Corearte, mas também pelo presidente desta associação”. Segundo João Magalhães, “adoraram a sonoridade e o facto de ser um coro de homens”. O que viram e assistiram foi suficiente para fazer o convite, “esta participação do coro Capela Marta no Festival honra-nos muito porque vamos representar Portugal”. E sublinha que, “sem o apoio da Câmara Municipal não seria possível viajar até Barcelona, os gastos são enormes”.
Entre outros, participam coros da América latina, de países como o Brasil, México ou Colômbia, e coros de vários países da Europa. Sendo Portugal representado pelo coro Capela Marta, uma honra para a Póvoa de Varzim “vamos estar três dias (10,11 e 12 de Outubro) e fazer concertos com o nosso programa, em diversos locais da região catalã e provavelmente na igreja da Santíssima Trindade. Este concerto poderá acontecer com a orquestra de Barcelona, onde estarão todos os coros participantes a interpretar o Requiem de Fauré, uma obra de 47 páginas, mas que estamos empenhados em não deixar ficar mal a nossa Póvoa de Varzim”.
Com o apoio do município, deverão viajar até Barcelona, 24 coralistas, o maestro Tiago Pereira e o pianista Diogo Zão.
Por: José Peixoto