Voz da Póvoa
 
...

Cores do Mundo da National Geographic na Póvoa de Varzim

Cores do Mundo da National Geographic na Póvoa de Varzim

Cultura | 20 Julho 2024

 

São gestos, “Cores do Mundo" em viagem pelo mundo e chegaram à Póvoa de Varzim para se expor frente ao Monumental Casino, até 27 de Agosto.

A mostra de 42 fotografias da National Geographic com curadoria de Artur Santos Silva, pela Fundação ”La Caixa” e Presidente honorário do BPI, foi inaugurada, no dia 16 de Julho, pelo Presidente da Câmara Municipal.

A escolha da Póvoa de Varzim para acolher a arte da imagem instantânea do olhar, foi para Aires Pereira um “enorme prazer” porque se trata de uma “oportunidade única para a população poveira ver estas fotografias”, que representam momentos irrepetíveis e uma eternidade que a inteligência humana conseguiu através da invenção da máquina fotográfica. 

A disponibilidade de Artur Santos Silva, “no apoio das mais diversas actividades, desde a cultura, educação e área social”, mereceu uma palavra de estima do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

Em resposta o curador da Fundação ”La Caixa” agradeceu o gesto e “todo o apoio dado desde a primeira hora pelo Presidente do Município”, deixando no ar o desejo de que possa haver no futuro um trabalho conjunto na área social e da cultura.

A parceria entre a Câmara Municipal, a Fundação “la Caixa” e o BPI possibilitou trazer à Póvoa de Varzim a qualidade artística e fotográfica de conceituados fotógrafos da National Geographic que captam o mundo por dentro de uma lente. As imagens de fotógrafos como Joel Sartore, Steve McCurry, Lynn Johnson e Jodi Cobb mostram-nos paisagens deslumbrantes, culturas e tradições do mundo, desde a Papua Nova Guiné à Índia, passando pela Islândia, República Democrática do Congo, Chile e Estados Unidos da América.

O poveiro, o turista, o viajante, o peregrino pode ganhar no seu tempo a importância e o significado de cada cor, em cada região do Planeta. Esta exposição integra o programa Arte na Rua. A pretensão passa por aproximar a ciência e a arte das pessoas, fora do contexto habitual dos museus e salas de exposição.

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário