O tempo é de vindima. A colheita da uva ocorre durante os meses de Verão e princípios de Outono. As variedades de uvas, a maturação das bagas e as condições climáticas locais influenciam o tempo de colheita, que nos últimos anos tem vindo a antecipar-se, mais a colheita dos vinhos maduros que dos verdes. No entanto, esta última fazia-se, por norma, em Outubro, mas cada vez mais se saboreia o vinho novo no decorrer de Setembro, como aconteceu no passado dia 7, na Fundação Gramaxo de Oliveira, no centro da cidade de Matosinhos, com a alegre participação dos Meninos da meritória Obra do Padre Grilo.
Foi em salutar convívio que os jovens cortaram os cachos de uvas, e os mais novos, entre provas e sabores, aprenderam como praticar uma arte ancestral. Além das uvas, puderam comer figos e servirem-se de um lanche.
Quem se juntou à festa das vindimas foi a Doutora Conceição Silva, Presidente da Obra do Padre Grilo, que presenciou a alegria de quem cresce na aprendizagem de um futuro melhor.
Diz a história que a mitologia romana baptizou Baco como deus do vinho, mas também da agricultura, da fertilidade e da folia.
Fotos: Rui Sousa