Voz da Póvoa
 
...

Concerto Comemorativo do Coral Ensaio

Concerto Comemorativo do Coral Ensaio

Cultura | 13 Fevereiro 2020

O Coral Ensaio da Escola de Música da Póvoa de Varzim assinalou a passagem do seu 31º aniversário com a realização de um concerto comemorativo, sábado, no Theatro, com sala cheia e uma plateia de pé em aplauso.

Para esta ocasião, em que ‘os amigos estão sempre presentes, mesmo quando ausentes’, o repertório escolhido pelo Coral Ensaio foi uma viagem intemporal, através da interpretação de temas como: Come again (Johnn Dowland); April is in my mistress’face (Thomas Morley); Fair Phyllis I saw (John Farmer); Trai-Trai e Vir Feirar (Manuel Faria); Olhos azuis são ciúmes (Jacques Chailley); O Milho da nossa terra, Canção da vindima e Acordai! (Fernando Lopes-Graça); O vosso galo comadre (M. Groba); Viva, Viva (Anton Salieri).

O Coral Ensaio iniciou a sua actividade em Janeiro de 1989, sob a direcção do Prof. José Abel Carriço. Ao longo da sua intensa actividade, vem praticando um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses, nomeadamente poveiros. A sua presença em concerto tem sido ‘A Capella’ ou em parceria com distintas formações instrumentais e destacados solistas.

“31 anos de Coral Ensaio significam uma experiência única. Nesta qualidade de manter o estado, a filosofia e o critério do coro, tem sido uma marca de constância, perseverança e de convívio social”, sublinhou José Abel Carriço.

Sobre a escolha do repertório para esta data festiva, referiu: “Atendendo ao espaço (Theatro) e à ocasião, escolhemos um carácter profano, com músicas populares portuguesas e espanholas, de um repertório erudito, porque o Coral Ensaio prima por interpretar peças de autores reconhecidos na história da música”.

Refira-se que ao longo da sua existência, o Coral Ensaio participou em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da nossa cidade e de várias localidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Apresenta-se em concerto, com alguma frequência, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e tem sido presença assídua nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.

O concerto do 31º aniversário do Coral Ensaio foi acompanhado por um jantar-comemorativo, que decorreu em ambiente de amizade e confraternização. No final cantaram-se os parabéns e num derradeiro aplauso apagaram-se as velas do bolo de aniversário.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário