
A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto celebra, este sábado, 29 de Novembro, o seu 34º aniversário (1991 – 2025) antecipando a data de inauguração do actual edifício por um dia. São muitas as actividades agendadas, com destaque para uma intervenção poética do Colectivo Silêncio da Gaveta que, pelas 16h30, apresenta o espectáculo “dois passos depois da Araucária”.
A voz de João Rios e a guitarra de José Peixoto vão dedicar-se ao ofício cantante da palavra poética. Os poemas e os seus autores não são segredo: Pablo Neruda, António Gedeão, David Mourão-Ferreira, Mário Cesariny, João Rios, Fernando Pessoa entre outros serão ouvidos na sua criação.
Colectivo Silêncio da Gaveta
Trupe de saltimbancos das palavras, intérpretes sem trono dos afectos; o Colectivo Silêncio da Gaveta tem desenvolvido uma linguagem poético-musical própria em que “a mestiçagem” dos ritmos e harmonias, a expressividade da palavra, o recurso de elementos cénicos e plásticos se fundem em instantes livres do espartilho classicista do dizer poético. Cansados do silêncio egoísta das gavetas, este grupo tem percorrido vales e montes do país, realizando sessões de poesia em bibliotecas públicas, auditórios municipais, associações culturais, feiras do livro, galerias de arte, bares e emissões radiofónicas.
fOTO: bmrp