Voz da Póvoa
 
...

“Clamor da Maré Cheia” de Cristina Rodrigues

“Clamor da Maré Cheia” de Cristina Rodrigues

Cultura | 22 Junho 2021

O Cais da Alfandega, em Vila do Conde, vai acolher a exposição “Clamor da Maré Cheia” de Cristina Rodrigues, no dia 24 de junho, feriado de S. João.

No âmbito da instalação artística, a inaugurar às 17h00, no mesmo dia, pelas 21h30, o Teatro Municipal apresenta um espectáculo da soprano Carla Caramujo, acompanhada por um quarteto de cordas que interpretará composições de Hahn, Fauré, Puccini, Lacerda, Vianna da Mota, Grieg e Rachmaninoff.

«Clamor da Maré Cheia» é uma exposição polinuclear, composta por quatro instalações de arte contemporânea, concebidas em sintonia com o lugar de exibição. Uma narrativa que exalta o Homem como um ser curioso e trabalhador, capaz de enfrentar grandes adversidades por caminhos desconhecidos. As esculturas que integram a obra - quase cinco dezenas de peças que utilizam o ferro e redes de pesca como matéria de trabalho -, são fruto de uma reflexão da autora sobre a odisseia humana. Contará também com inaugurações em Lisboa (Mosteiro dos Jerónimos) no dia 15 de julho, em Baião (Mosteiro de Santo André de Ancede) no dia 25 de julho e, por último, em Ermesinde (Fórum Cultural) no dia 31 de julho. A exposição polinuclear da artista plástica Cristina Rodrigues estender-se-á de 24 de junho a 31 de outubro.

O concerto de Carla Caramujo é de entrada gratuita mediante o levantamento de convite na bilheteira do Teatro Municipal, até 4 por pessoa e limitação da sala.

Este evento será realizado de acordo com as Normas da Direcção-Geral da Saúde, no âmbito da Pandemia Covid-19.

Notas biográficas:

Cristina Rodrigues https://cristinarodrigues.co.uk/ (1980) é uma artista plástica e arquiteta portuense com trabalho artístico apresentado na Europa, Ásia e América do Sul em diversas exposições a solo, o que a torna uma das artistas plásticas portuguesas mais importantes da sua geração. Várias das suas obras integram coleções de museus e entidades públicas, entre as quais a Catedral de Manchester, no Reino Unido.

O seu perfil multidisciplinar fala por si, tendo Cristina já colaborado com marcas de referência, protagonizando coleções ímpares. Com a FLY London, desenhou a Urban Dwellers, uma linha de sapatos e botas de senhora. Com a Licor Beirão, construiu a Fonte da Felicidade, estrutura forjada em ferro que suporta “taças de magia”. Criou uma coleção de tapeçarias para a Ferreira de Sá, que contou ainda com a presença de autores como Siza Vieira e Fátima Lopes. E, para a Alma de Luce, marca de mobiliário de luxo, construiu um contador único, a que deu o nome de “The Angel of Columbus”.

A artista elabora as suas peças com minúcia, levando à descoberta da identidade artística de objetos obsoletos, transformando-os em relíquias escultóricas que realçam o seu percurso e o conjunto da sua obra. Com as suas criações, Cristina Rodrigues cria narrativas imaginárias que ligam a sua história pessoal, enquanto mulher portuguesa num contexto global, a um fantástico mundo de simbolismos. A artista conduz o espectador contemporâneo através de um percurso transcultural e transtemporal, em que são visíveis as preocupações com a dimensão humana, centrando-se de forma incisiva nos direitos humanos.

A cantora lírica Carla Caramujo https://carlacaramujo.com/, interpretará obras de Hahn, Fauré, Lacerda Puccini e Bizet, acompanhada por um quarteto de cordas composto por Álvaro Pereira e Evandra Gonçalves nos Violinos, Luis Norberto na Viola d’Arco e Michal Kiska no Violoncelo.

Carla Caramujo é uma das mais reconhecidas sopranos portugueses da sua geração, tendo já vencido vários concursos nacionais e internacionais, entre os quais o Concurso Nacional Luísa Todi e Chevron Excellence (Reino Unido), dois conceituados prémios a nível mundial. Licenciada e mestre pela Guildhall School of Music and Drama de Londres e pelo Royal Conservatoire of Scotland, Carla Caramujo já fez dezenas de interpretações, desde a ópera barroca à produção contemporânea, e já se apresentou nas mais importantes salas de concerto e festivais de canto lírico, por todo o mundo.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário