Voz da Póvoa
 
...

Circular Festival Continua a Oferecer Artes Performativas

Circular Festival Continua a Oferecer Artes Performativas

Cultura | 26 Setembro 2023

 

O segundo fim-de-semana do Circular reserva-nos algumas surpresas: a estreia absoluta da peça de teatro do actor e encenador Vinicius Massucato; espectáculo de dança Diálogos, do coreógrafo Henrique Furtado Vieira, num registo humorístico e nonsense; um concerto da Sonoscopia com contornos experimentais de harpa, flauta, percussão e electrónica; e o lançamento de 2 publicações – Sódio, da artista Sónia Baptista, revelando momentos do seu próximo espectáculo, e uma nova edição do Jornal Coreia, com a performance de Luísa Saraiva inspirada em cantares tradicionais nortenhos sobre violência contras as mulheres.

O segundo fim-de-semana da 19ª edição da Circular Festival de Artes Performativas – dias 29 e 30 de setembro, em Vila do Conde – traz-nos a estreia absoluta da peça de teatro A Vertigem da Razão, o primeiro trabalho do actor e encenador Vinicius Massucato (BR/PT). O artista apoia-se em referências filosóficas e cinematográficas, como Michel Foucault ou Pasolini, para dar corpo a este primeiro capítulo de uma Trilogia do Poder. Tem lugar na sexta-feira, 29 de setembro, às 21 horas, no Auditório Municipal, com tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Às 22h30 decorre o lançamento do livro de poesia Sódio, da artista Sónia Baptista, com leituras e uma conversa com a autora e o editor, João Pedro Azul, o criador da Flan de tal e da colecção Elementário. Revelará fragmentos da bagagem emocional de Sónia Baptista, a base do seu próximo espectáculo Sweat Sweat Sweat, apresentado no Circular no próximo ano.

No sábado, a tarde é marcada por um segundo lançamento, pelas 18 horas, na Capela do Socorro: o Jornal Coreia, co-produzido pela Circular com a Associação Parasita, um pensamento sobre as artes em geral, com particular foco na dança. A apresentação será feita pelo coreógrafo João dos Santos Martins, com uma performance da coreógrafa Luísa Saraiva, designada Claralinda, Juliana, Inês, Irene, Isabel, inspirada em cantares tradicionais do norte de Portugal e Galiza com temáticas sobre violência contras as mulheres.

O festival termina na noite de sábado, 30 de setembro, com um programa duplo. O espectáculo de dança Diálogos, do coreógrafo Henrique Furtado Vieira – que tem acompanhado nomes como Vera Mantero, Boris Charmatz ou Tino Sehgal –, que aborda as trivialidades tragicómicas do quotidiano e os seus absurdos, num registo humorístico e nonsense. Segue-se o concerto Phonospermia, pela associação Sonoscopia, com contornos experimentais para harpa, flauta, percussão e electrónica, explorando o som enquanto matéria agregadora, com Clara Saleiro, Angélica Salvi, Gustavo Costa, Henrique Fernandes e Tiago Ângelo.

Nota ainda para a exposição La Casa de los Animales, da artista multidisciplinar Ana Elena Tejera, com obras originais, numa co-produção do Circular com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, que pode ser visitada até 11 de novembro. A prática multidisciplinar da artista está ligada às particularidades geográficas do Panamá, o seu país de origem e a base conceptual da sua obra.

Informação prática: o festival conta com várias actividades de acesso gratuito, como os lançamentos de Sónia Baptista e do Jornal Coreia #9. O preço dos bilhetes combinados é de 5 euros, permitindo o acesso aos espectáculos de Henrique Furtado Vieira + Sonoscopia. O preço dos bilhetes únicos é de 5 euros para o espectáculo de Vinicius Massucato.

O Circular Festival de Artes Performativas, dirigido por Dina Magalhães, é uma iniciativa financiada pela Câmara Municipal de Vila do Conde, Governo de Portugal/Cultura e Direcção-Geral das Artes.

 

Programa:

circularfestival.com

https://www.circularfestival.com/pt/circular-festival/programa-2022/

partilhar Facebook
2375/25_DIALOGOS_brunosimao_.jpg
2375/IMG_5423.JPG
Banner Publicitário