Voz da Póvoa
 
...

“Cinzas & Sudário” na Sala de Ensaios do Teatro Garrett

“Cinzas & Sudário” na Sala de Ensaios do Teatro Garrett

Cultura | 19 Fevereiro 2026

 

No âmbito da 27.ª edição do Correntes d'Escritas, no dia 25 de Fevereiro, pelas 17h00, terá lugar o lançamento do livro de Aurelino Costa " Cinzas & Sudário" na Sala de de Ensaios do Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim.

Sinopse: Em Cinzas & Sudário, Aurelino Costa escreve a partir de um tempo ferido, onde a palavra poética já não pode ser neutra nem ornamental.

Este é um livro atravessado pela violência do mundo contemporâneo, pela memória dos corpos e da terra, pela consciência do colapso moral e histórico que marca o nosso presente. A poesia surge aqui como gesto de testemunho, de denúncia e de resistência, recusando o conforto e assumindo o risco da aspereza.

Os poemas movem-se entre a sátira corrosiva, a elegia contida, a ironia trágica e uma atenção profunda aos gestos arcaicos – o trabalho manual, a infância, a paisagem, a matéria – que persistem como reservas éticas num mundo em ruínas. A escrita alterna o excesso verbal e a depuração extrema, construindo um ritmo tenso, por vezes abrasivo, sempre consciente da sua responsabilidade histórica.
 
Cinzas & Sudário afirma a poesia como lugar último de lucidez e dignidade. Um livro exigente e necessário, que confronta o leitor com aquilo que permanece depois da catástrofe: a palavra, a memória e a possibilidade – frágil, mas irredutível – de sentido.

Biografia: Aurelino Costa nasceu em Argivai, Póvoa de Varzim, em 1956. É licenciado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Poeta de percurso sólido na poesia portuguesa contemporânea publicou, entre outros livros, Gadanha, nomeado para o Prémio Autores SPA 2019, e Casa e Logradouro, finalista do Prémio Livro do Ano Bertrand de Poesia 2023. A sua obra está traduzida para várias línguas. Desenvolveu intensa actividade como diseur e colaborou em projectos musicais e culturais com António Victorino d’Almeida e Jordi Savall. Em 2022, foi distinguido pelo Município da Póvoa de Varzim com a Medalha de Reconhecimento Poveiro – Grau Prata.

Imagem: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário