Voz da Póvoa
 
...

Cineclubes Portugueses Reúnem-se na Póvoa de Varzim

Cineclubes Portugueses Reúnem-se na Póvoa de Varzim

Cultura | 4 Dezembro 2021

Os Cineclubes portugueses reúnem-se sábado e domingo no Centro de Congressos do Hotel Axis Vermar, junto à praia da Póvoa de Varzim. O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Cineclubes e conta com a co-organização do Cineclube Octopus, e o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

O Encontro Nacional de Cineclubes (ENCC) é o espaço privilegiado para os cineclubes nacionais terem um contacto direto com os seus pares. Para além de ser um evento em que se afere o estado da prática cineclubista em geral, é um importante espaço de discussão sobre os desafios e as necessidades particulares de cada Cineclube. Ao longo da história os Encontros Nacionais têm sido momentos cruciais para o movimento cineclubista e um espaço privilegiado para pensar e intervir no cinema português.

Após o interregno no ano de 2020, devido à situação sanitária, na qual a atividade cineclubista também sofreu contingências e dificuldades aumentadas, a 25ª edição pretende olhar para dentro da sua diversidade regional e conhecer as alterações que a pandemia impôs e o seu eventual legado.

Esta edição terá como foco temático central a “Cultura cinematográfica no Portugal profundo”. Debater-se-á o peso da Geografia na cultura do Cinema em Portugal, e de que forma as assimetrias regionais se espelham na diversificada atividade cineclubista. Como se caracteriza o tecido da exibição em Portugal, e como pode ser possível a construção de sinergias entre o cineclubismo e os municípios. E também aflorar um tema crítico, que o confinamento acentuou, que é a dialética entre a experiência cinematográfica na sala escura e a experiência online.

No final da noite será exibido o documentário “66 Cinemas”, de Philipp Hartmann, no Auditório do Centro de Congressos, às 21h30. Uma sessão com entrada livre aos sócios do Cineclubes locais.

O programa pode ser visto em:  www.fpcc.pt/encc.

Sobre a Federação Portuguesa de Cineclubes

A Federação Portuguesa de Cineclubes (FPCC) é uma associação cultural, sem fins lucrativos, que congrega cineclubes portugueses, assim como associações, secções de cinema e outras organizações culturais que a ela queiram aderir. Foi fundada em 1978 como estrutura representativa dos Cineclubes, e é a representante legal dos Cineclubes no país e no estrangeiro, contando com trinta e um associados.

Sobre o Cineclube Octopus

O Cineclube Octopus é a associação cultural poveira dedicada à divulgação do melhor cinema, dos realizadores mais conceituados, e à promoção dos valores culturais da história e da arte cinematográfica como importantes contributos para a formação dos indivíduos.

Foi fundado em 1983. Durante todo o ano apresenta sessões semanais às quintas-feiras no Cine-Teatro Garrett. No verão, e desde 2018, apresenta sessões ao ar livre. No verão de 2020, em função da situação pandémica, iniciaram-se as sessões de cinema em Drive-In.

partilhar Facebook
407/66K_still110.jpg
407/66K_still030.jpg
Banner Publicitário