Voz da Póvoa
 
...

‘Ciência e Cultura’ com Diagnóstico Reservado

‘Ciência e Cultura’ com Diagnóstico Reservado

Cultura | 22 Fevereiro 2023

 

A Conferência de Abertura da 24.ª edição do Correntes d’Escritas encheu, no dia 15 de Fevereiro, o Cine-Teatro Garrett, de gente interessada em ouvir Manuel Sobrinho Simões, médico, professor emérito da Universidade do Porto e especialista em diagnóstico e investigação em cancro com ênfase em oncobiologia e cancro da tiróide. É também autor de centenas de publicações científicas, e prémio Pessoa.

O discorrer das palavras de Manuel Sobrinho Simões que aportaram na “Ciência e Cultura” foram moderadas por José Carlos Vasconcelos, que do médico, disse que “tem esse dom fantástico de surpreender e contar histórias com esta simplicidade e comunicabilidade”. 
Começou por dizer que era um biólogo como sendo a sua primeira limitação para falar de literatura: “Sou um biólogo que faz diagnóstico de cancro e o meu mundo é muito diferente do vosso. Eu aprendi muito mais nos romances que leio do que em tratados de medicina sobre as pessoas. Quando estávamos a discutir do que iríamos falar sobre ‘Ciência e Cultura’ podiam pensar que iria discutir muito uma ciência pura e dura. Creio que qualquer dia descobrimos o controlo da maior parte dos cancros, não tenho dúvidas, em 30 anos nós vamos resolver esse problema”.

Para Manuel Sobrinho Simões o que não conseguimos resolver está na cabeça: “A ‘Cabeçola’ é que tem que resolver o problema e agora com a longevidade crescente e os problemas sociais, cada vez temos mais dificuldades em lidar com o mau estar e as perturbações”. E acrescentando que, “nas coisas puras e duras é muito mais importante a pessoa do que, por exemplo, os genes ou os sintomas. E por estranho que parece, nós estamos a ter cada vez mais necessidade, no fundo, de ciências sociais. Já somos muito bons em psicologia individual, mas precisamos imenso melhorar na psicologia social. Em Portugal e em muitos sítios do mundo somos muito maus nas coisas que são sociais”. Isto resulta de um cada vez maior individualismo das pessoas.
 
A ciência ao longo dos tempos traçou como missão ajudar as pessoas, mas o seu caminho para ser bem-sucedida, passa por relevar a saúde mental. A compreensão da doença traduz-se em entender a natureza e a humanidade através da cultura. “Só conseguimos aprender quando convivemos com pessoas de outras características e outras realidades, e a leitura é o veículo ideal para essa compreensão. Aprender para partilhar conhecimento, como se verificou com a descoberta dos genes, o evento mais marcante da cultura científica”.

Manuel Sobrinho Simões segredou à plateia que é muito torrencial e “às vezes perco-me e é uma chatice”, mas de regresso ao fio condutor da conferência disse que “a ‘ciência pura e dura’ está condenada a ser substituída pelas ciências sociais e de humanidade, num caminho de preocupação com a saúde ao invés da doença, uma evolução científica sensível que priorize o nós em vez do eu”.

Talvez para que nos centremos na vida que nos interessa, o professor deixou-nos esta reflexão: “É verdade que eu passava a vida no estrangeiro e vim aqui hoje porque a grande aspiração do Ser humano, e sendo um professor por maioria de razão, não é ensinar, mas é aprender. Nós só conseguimos aprender se formos colocados perante pessoas diferentes com outras características. Quando ia para o sítio X, Y ou Z, eu aprendia muitas coisas de novo. Conto-vos isto porque eu adoro ler, mas não tenho curiosidade nenhuma em saber da vida sexual do escaravelho, não me interessa, pode ser uma coisa interessantíssima, mas não me interessa”.

partilhar Facebook
2025/RS3_2108.jpg
2025/RS3_2089.jpg
2025/RMS_2208.jpg
Banner Publicitário