
Depois de um ciclo de conferências relacionadas com os 500 anos de nascimento do poeta Luís de Camões, a Fundação Dr. Luís Rainha promoveu com a coordenação de Aurelino Costa e Sousa Lima, o Ciclo Aberto, 16º episódio, numa conferência dedicada a “Vasco da Gama”, e apresentada pelo escritor e investigador, João Morgado, autor de vários romances históricos sobre as descobertas marítimas, como Vera Cruz, Índias e Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso. Foi também vencedor de vários prémios literários, entre os quais, o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca (2020), o Prémio Literário Ferreira de Castro (2019) e o prémio Fundação Dr. Luís Rainha / Correntes d' Escritas, em 2015, com o livro “O Fundo do Mar”.
O convidado revelou histórias e curiosidades sobre Vasco da Gama, o navegador que abarcou na India, conduzindo-nos por viagens fascinantes carregadas de um narrativa capaz de nos tornar navegadores de sonhos e quimeras que compõem também a nossa história, a história da literatura e o espírito dos que partiram à procura de outras terras além do mar que nos banha os pés e a terra onde nascemos. Há sempre quem no horizonte veja descobertas.
Como é habitual sempre que a poesia brota das intenções, Aurelino Costa deu voz a excertos d’Os Lusíadas alusivos ao navegador português, criando uma viagem palavreada em cada cabeça.
Mais uma vez, o objectivo de divulgar figuras marcantes da arte, da literatura e do pensamento foi conseguido.
Por: José Peixoto
Foto: Rui Sousa