Voz da Póvoa
 
...

Capela Marta na Abertura do IX Encontro de Música Coral

Capela Marta na Abertura do IX Encontro de Música Coral

Cultura | 11 Novembro 2022

 

Regressar ao lugar onde fomos felizes sem nunca ter perdido essa felicidade, é o desejo da Associação Cultural Capela Marta que apresentou, na quinta-feira, no Centro Ocupacional da Lapa o programa do IX Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim. 

Entre os dias 12 e 27 de Novembro, actuam 15 coros em quatro igrejas da cidade e na Praça do Almada, frente à Câmara Municipal acendem-se as luzes com o coro Feliz Natal Póvoa de Varzim (união de grupos corais do concelho). Este ano. a internacionalização volta a acontecer com Voces Graves de Vigo (Galiza) e Mistura Vocal (Espanha). Como novidade a Fundação Dr. Luís Rainha abre as suas portas, no dia 18 de Novembro, a uma “Tertúlia – A importância da Música Coral na sociedade actual”, com Janete Ruiz (Coros Portugal), Jorge Prendas (Vozes da Rádio) e João Duque (Pró-Reitor da Universidade Católica Portuguesa). 

“É para nós uma alegria imensa, depois de em 2020 termos ficado com água na boca por não ter sido possível realizar o encontro e, no ano seguinte o termos feito em formato reduzido, mas mantendo a qualidade. Este ano, voltamos por inteiro, com mais sabedoria, mais experiência e creio que com os coros que nos vão visitar teremos o sucesso desejado”, abriu com este sentimento o Presidente da Associação Capela Marta, João Magalhães, que revelou também ter a expectativa de “no dia 12, podermos dizer à Póvoa de Varzim: o jovem promissor, o jovem de muita categoria, o jovem que sabe, o jovem que põe a Capela Marta, um grupo com 71 anos, ao nível que está hoje. Esse jovem chama-se Tiago André Pereira, e é sem dúvida o futuro da música aqui na Póvoa de Varzim. É essa a minha grande expectativa poder, naquele dia, dizer à Póvoa que temos o Tiago connosco, é um de nós”.

Por sua vez, o Presidente da Assembleia Geral, Abel Magalhães, acrescentou que “a nossa vontade é trazer a alegria que vem de fora e transmitirmos a felicidade que temos na Póvoa de Varzim. Saberemos recebê-los, acompanhar nas suas necessidades, saberemos colaborar e mostrar aquilo que somos na Associação Capela Marta”. 

Na apresentação, Tiago Pereira, director artístico e maestro do Coro Capela Marta, disse manter o desejo de “voltar ao Encontro de Música Coral como ele era, ou seja, com concertos em que participam três coros de diferentes categorias artísticas e géneros artísticos”, explicou.

O Encontro de Música Coral abre no dia 12 de novembro, um concerto na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, com atuações do coro Capela Marta, do Orfeão Limiano (Ponte de Lima) e do Grupo Coral Stella Maris (Anadia). Tiago Pereira recorda que nesse dia, “faz precisamente dez anos que eu recebi o convite e comecei a trabalhar com o coro Capela Marta. E foi também na Basílica do Coração de Jesus que fizemos o primeiro concerto”.
Outras vozes que pretendem encantar para além dos já referidos; Coro do Círculo Cultural Scalabitano (Santarém), Coro de Câmara de Barcelos, Carmeli Voces Ensemble (Porto), Coral Ensaio (Póvoa de Varzim, Vocalis Contrasta (Valença), Coro Crescendo da Academia de Música de Espinho, Coro Feminino do Conservatório de Paredes, Provocal Ensemble (Porto) e Coura Voce (Paredes de Coura).
  
Para Tiago Pereira o Encontro de Música Coral “é um momento de grande felicidade só pelo facto de conseguirmos levar avante esta edição. Depois desta pandemia, que foi dolorosa para o grupo coral, conseguir voltar à dinâmica dos concertos, para nós é uma felicidade. E fazer também com que os coros que convidámos continuem a poder executar a sua área artística e produzi-la nos próximos tempos, fazendo ano após ano mais e melhor dentro das nossas possibilidades”.

  Também o Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, fez questão de referir que, “só fazem porque estão todos juntos a remar no mesmo rumo É esta ‘lancha’ que o coro Capela Marta tem vindo todos os anos a fazer navegar, às vezes em mar alterado como aconteceu com a pandemia”. E repetindo as palavras do maestro Tiago Pereira “é sempre possível todos os anos fazer melhor” e a Associação Capela Marta “já leva 9 anos a fazer melhor”.

Por: José Peixoto  

partilhar Facebook
Banner Publicitário