Voz da Póvoa
 
...

Capela Marta Júnior Apresenta-se no 10º Encontro de Música Coral

Capela Marta Júnior Apresenta-se no 10º Encontro de Música Coral

Cultura | 3 Novembro 2023

 

Dar os primeiros passos chama-se arriscar, não a vida, mas o equilíbrio necessário para caminhar, conhecer o caminho. A Associação Cultural Capela Marta sonhou e idealizou o Encontro Internacional de Música Coral da Póvoa de Varzim, que se mostra já na sua 10ª edição e pretende apresentar um programa entre os dias 5 de Novembro e 1 de Dezembro, onde o palco principal é para a música coral, mas também haverá cinema e uma exposição fotográfica, entre outras iniciativas.

O primeiro dia do encontro é também a primeira vez para o coro Capela Marta Júnior, que se apresentará às 17 horas, no Cine-Teatro Garrett, com a Capela Marta, sob a direcção do maestro Tiago Pereira.

“Será o futuro desta instituição que é a Capela Marta”, disse João Magalhães, presidente da Associação, que para além do baptismo da Capela Marta Júnior. Também o coro sénior “recebeu recentemente cinco novos elementos. Isto é sinal que o nosso projecto está em crescendo. A Capela Marta Júnior é a nossa obrigação de preparar o futuro, porque nós não somos eternos. Neste momento, temos 14 crianças, meninos e meninas, para conseguirmos criar um viveiro para alimentar depois a Capela Marta sénior, que continuará eternamente a ser masculina”. E revela que “o futuro provavelmente passará por criar a Capela Marta feminina e depois, mais lá para a frente, quem sabe, juntando os projectos todos, fazer o Orfeão Capela Marta. É esse o nosso grande sonho e objectivo”.

Por sua vez, o maestro Tiago Pereira, director artístico do Encontro Internacional de Música Coral, quer juntar à 10ª edição, os 50 anos da cidade: “Queremos continuar a tornar a vida da música coral e a vida social da Póvoa de Varzim bastante activa, num mês em que normalmente não existia assim tanta coisa, mas que é muito especial para nós”. e acrescenta: “Vamos ter uma média de 10 espectáculos, isto contando também com noite de cinema e oficinas, em que albergamos algumas temáticas artísticas dentro da música coral. Teremos uma média de 700 pessoas em termos de coralistas e alguns milhares de pessoas a assistir”.

O momento alto é esperado no espectáculo final, com o Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim, também dirigido por Tiago André Pereira. O concerto que deverá ter inicio às 17h30 do dia 1 de Dezembro, na Praça do Almada, frente à Câmara Municipal.

Para o maestro e director do Encontro, “foi um sonho que tivemos, juntar o concelho a cantar connosco. Acordado o sonho, tornou-se uma festa muito especial, que hoje em dia é um exemplo de junção do concelho - junção social, junção de igualdade e de sonhos. Precisamos de ter cada vez mais sonhos, que nos deem o apoio ou a certeza de que a geração que vem aí poderá continuar a sonhar sempre com o nosso apoio”.

Luís Diamantino, vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, elogia o Encontro de Música Coral pela capacidade que tem de inovar: “São 10 anos, mas todos os anos o Encontro renova-se e atrai mais público. Numa época baixa, nada melhor do que promover uma cidade e um concelho através da cultura. E é isto que a Capela Marta faz e faz bem, com muita dedicação”.

Quanto à longevidade do Encontro, para Luís Diamantino, “A Póvoa de Varzim, as suas associações, quando organizam um evento, esse evento não morre, vai durando. Temos eventos que perduram há 25 ou 40 anos e continuam a rejuvenescer todos os anos. A Capela Marta está a fazer o seu percurso através deste evento. É importante que continuem com esta força que têm, e vão com certeza levar para a frente este encontro”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário