Voz da Póvoa
 
...

Cândido Landolt Inaugura colecção “Saudades do Mar”

Cândido Landolt Inaugura colecção “Saudades do Mar”

Cultura | 14 Junho 2021

A União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, apresentou no dia 12 de Junho, no Diana-Bar, a reedição do romance “Bodas de uma Poveira”, de Cândido Landolt. Este livro é o primeiro da colecção “Saudades do Mar” que pretende ser o cais de publicações e reedições de obras raras, fora de circulação, sobre a Póvoa de Varzim, esclareceu o Presidente da Junta, Ricardo Silva, na sessão de apresentação.

Cândido Landolt nasceu no Porto a 6 de Março de 1869 e faleceu na Póvoa de Varzim, a 12 de Junho de 1921. Nos cerca de 40 anos que viveu na cidade do Cego do Maio, entre os 15 livros que publicou, “Bodas de uma Poveira” viu a luz do dia pela primeira vez em 1902, numa edição de cerca de 300 exemplares.

Dentro das regras de segurança, o antigo e histórico café transformado em biblioteca de praia, encheu, entre amantes das leituras e familiares e amigos da ‘Maria Moira’, personagem real do romance do ficcionista e jornalista Cândido Landolt, que faleceu precisamente há 100 anos.

A apresentação do romance coube a Raul Leitão, presidente da Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje, que fez uma viagem explicativa e exaustiva dos personagens do livro, entre os quais se encontra “Maria Moira”. De seguida, Teresa Araújo, directora do Arquivo Municipal, deu uma aula de arquivo que se resume a um guardador de memórias, que apoia quem procura. Por fim, Maria Rosa Vagaroso, neta mais velha de Maria Moira, falou em nome da família sobre a real personagem do livro, lembrando o carinho com que tratava os netos.

Das oficinas da Academia Sénior da Junta de Freguesia, fruto do curso de escrita criativa da responsabilidade de Sofia Teixeira e a representação do Varazim Teatro, houve ainda tempo para a leitura de um conto poveiro, pela voz de Lurdes Fangueiro.
 
O romance “Bodas de uma Poveira” tem uma tiragem de 500 exemplares. A sua venda reverte a favor do Instituto Madre Matilde e pode ser adquirido nas delegações da Junta da Póvoa

 

 

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário