Voz da Póvoa
 
...

Caminhos de Santiago em Rates

Caminhos de Santiago em Rates

Cultura | 7 Novembro 2019

O Núcleo Museológico de São Pedro de Rates volta a destacar os “Caminhos de Santiago em Rates”, com uma pequena mas elucidativa exposição sobre o tema. É sabido que o percurso pela Vila de Rates data do século IX, sendo o mais antigo e central caminho dos peregrinos até Santiago de Compostela. 

A exposição, organizada pela Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, é comissariada por Paulo Sá Machado, que mais uma vez liberta do seu espólio, quadros, livros e pequenas imagens do santo caminheiro. Os visitantes podem acrescentar conhecimento ao fazer uma leitura com o olhar, do muito que se tem publicado, pintado e esculpido na figura do apóstolo Santiago. Entre as obras de arte expostas, pode ver e inquietar-se com a imagem do peregrino, dos Caminhos de Santiago, num quadro a óleo pintado por Fernando Gaspar.

Esta exposição bibliográfica e iconográfica dos “Caminhos de Santiago em Rates”, que pode ser visitada até 24 de Novembro, está integrada no VI Colóquio Internacional Caminhos de Santiago, que decorre nos dias 15 e 16 de Novembro. Conferencistas provenientes de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália e Alemanha vão abordar o tema “A Gastronomia no Caminho”, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates.

partilhar Facebook
Banner Publicitário