Contos para contar as “Brisas” do mar. No dia 5 de Julho, foi apresentado na sede da Fundação o livro de Soni Esteves, vencedor do Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha/Correntes D`Escritas do ano de 2023.
“Dei os primeiros passos na areia da Póvoa quando ainda não sabia que por mais baldinhos que enchesse, nunca iria esvaziar o mar”. Foi com esta frase retirada do livro “Brisas” que a professora e escritora Ana Paula Mateus abriu a apresentação dos seus contos que integram a criação de Soni Esteves.
“Neste livro a cidade aparece descrita com amor. Acho que é isso que se pede a quem vence um concurso destes. A cidade da Póvoa de Varzim aparece enobrecida e glorificada”, referiu Ana Paula Mateus, e sublinhou que “todos os contos são percorridos por um animal como personagem e a sensibilidade da Soni, a sua ternura, a sua paixão pela natureza e pelos animais, tinha que estar no livro”.
Também Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura esteve presente e explicou à plateia que veio de fora, que para as gentes do mar da Póvoa “tudo é do nosso mar, a brisa, as nortadas e todos os peixes que às mesas chegam”.
Seguiu-se a entrega dos prémios estatutários ao melhor aluno da Escola Secundária Eça de Queiroz e da Faculdade de Farmácia do Porto, Pedro Finisterra Moreira Rodrigues e Beatriz Ferreira Vicente, respectivamente.
Foram também entregues donativos ao MAPADI e a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim.
Como habitualmente, a Fundação convidou um aluno da Escola de Música da Póvoa a fazer um interlúdio musical, desta vez de guitarra clássica.
José Peixoto