Voz da Póvoa
 
...

Bom dia Póvoa, Bom dia com as Tricanas Poveiras

Bom dia Póvoa, Bom dia com as Tricanas Poveiras

Cultura | 5 Novembro 2021

O Grupo Recreativo e Etnográfico ‘As Tricanas Poveiras’ regressou ao palco do Cine-Teatro Garrett para apresentar no dia 30 de Outubro, a revista poveira “Bom dia Póvoa, Bom dia!”

O público que esgotou a sala não se cansou de gargalhar e aplaudir os amadores de teatro como a tia Desterra, a Antonieta, o Francisco, o André, a Rita, a Sara, o António, a Lurdes, a Manuela, o Manuel, a Auxiliadora, a Lita, a Daniela, o David, a Isabel, a Telma, o Ricardo, a Nádia, o Tiago, o Armindo, a Isilda, a Paula, o Jaime, num espectáculo que se apresentou em vários quadros, traduzindo os usos e costumes da tradição poveira. Em cerca de três horas, os anos 60 do século passado trouxeram ao palco os ardinas a apregoar os jornais diários, nos lavadouros públicos o lavar de ‘roupa suja’ na língua apontada das lavadeiras, mas também as cantigas populares se ouviam como orações de encanto. O barbeiro que tantas vezes foi dentista ou fadista, o sacristão habilidoso na confissão, os namoros e casamentos que os santos populares abençoam, mas se finam em “Namoro perfeito e ralhos de um casamento”.

António Pereira, presidente do Grupo Recreativo e Etnográfico As Tricanas Poveiras, é acima de tudo um bairrista que consegue descobrir na nossa gente o talento de representar. Com o lema “Preservar Passados Presentes” transcreve a memória de um povo e no palco desenha as emoções, quer na representação de quadros alusivos a uma época, quer preenchendo de canções a popular animação de um arraial.
 
O passo definitivo para abraçar as tradições poveiras aconteceu a 4 de Julho de 1993, com a fundação do Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”. O caminho fez-se de trabalho animado pelos corações bairristas.

partilhar Facebook
Banner Publicitário