Voz da Póvoa
 
...

Boletim Cultural Continua a Contar a História da Póvoa de Varzim

Boletim Cultural Continua a Contar a História da Póvoa de Varzim

Cultura | 4 Janeiro 2023

 

“O nosso Boletim é uma aula de história da nossa história e uma aula cativante por duas razões: pelos temas que aborda, e pela forma como os aborda”, afirmou com convicção o Presidente da Câmara Municipal no final da apresentação do nº 54 do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural, pela Directora Conceição Nogueira, para uma plateia que encheu, no dia 29 de Dezembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Acrescentou ainda Aires Pereira que “é espantoso como, sendo nós uma Terra de pequena dimensão, temos sempre, tanta riqueza histórica, tanto património cultural, tanta valia humana para investigar, dar a conhecer e propor ao futuro”.

Uma terra sem memória pode vaguear no imaginário, mas será sempre virtual a sua existência. A Póvoa de Varzim atravessa a memória dos seus e prolonga-se nos outros, nos vindouros. É com essa intenção que um aturado trabalho liderado pela professora Conceição Nogueira, tem revelado histórias da história, mas tal como o Rio da aldeia do Alberto Caeiro “é mais livre e maior” a nossa história local. Não estranha por isso que, Aires Pereira tenha agradecido a “dedicação e o carinho, inexcedíveis, que alia à competência com que dirige o nosso Boletim Cultural, contribuindo para que ele seja grande entre os seus congéneres, nacionais e internacionais”.

Também o Vice-presidente Luís Diamantino enalteceu o apego e dedicação de uma equipa onde se destacam a bibliotecária e directora da Biblioteca Municipal, Lurdes Adriano e o técnico superior, Gustavo Vasconcelos, pelo seu persistente e minucioso trabalho de pesquisa. 

Em relação ao Boletim Cultural diria que é "uma aula de história" sobre os 250 anos da Igreja da Lapa, mas onde se destacam outros ‘históricos capítulos’ bem analisados por Conceição Nogueira, como os 130 anos do naufrágio de 27 de Fevereiro de 1892, que vitimou 105 pescadores e esteve na origem da criação do Instituto de Socorros a Náufragos; os 130 anos do nascimento do historiador, Viriato Barbosa; os 130 anos da fundação do Colégio das Doroteias; os 150 anos do nascimento de Delfim Martins Flores, figura incontornável na sua época; o centenário de Agustina Bessa-Luís, mas também o centenário de Alexandre Pinheiro Torres, que ocorreu em 2021, efeméride assinalada no final desse mesmo ano devido à pandemia, ou de Octávio Lixa Filgueiras, autor do livro O Barco Poveiro. Há ainda a registar o centenário da Ourivesaria Tavares. 

Há mais, muito mais para ler, mas foram as palavras de agradecimento da professora Conceição Nogueira, na Nota de Abertura, que me agarraram de humildade: “Cada um, a seu modo, merece o meu ‘muito obrigada’. E cito estes nomes por estarem mais directamente ligados ao Boletim e, consequentemente, mais próximos de mim. Mas não posso deixar de mencionar a forma amável e até afectuosa com que sou lembrada e tratada por todos os funcionários. Muito obrigada a todos”.

O nº 54 do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural, pode ser adquirido na Biblioteca Municipal, na biblioteca de praia Diana Bar, no Museu Municipal, no Arquivo Municipal e no Posto de Turismo.

partilhar Facebook
Banner Publicitário