Voz da Póvoa
 
...

Belém Saiu à Rua para Ver Passar a Nossa Senhora

Belém Saiu à Rua para Ver Passar a Nossa Senhora

Cultura | 14 Julho 2022

 

No fim-de-semana de 9 e 10 de Julho, teve lugar na Giesteira, a festa em honra de Nossa Senhora de Belém. O sábado trouxe uma noite de ritmos de Rock com a banda Neontools, e para acalorar o corpo e a dança subiu ao palco Eduardo Sant’Ana. Depois da meia-noite, na tela do céu pintou-se de cores o fogo-de-artifício.

Logo pela manhã começa a festa. Por essa razão, no domingo, o sol ainda acendia o primeiro calor e já as Bandas de Música da Póvoa de Varzim e de Paços de Ferreira animavam o lugar dos ‘Girassóis’. Seguiu-se a Missa solene em honra de Nossa Senhora de Belém. O momento mais esperado aconteceu com a saída, a meio da tarde, da Procissão do largo da Senhora de Belém, percorrendo depois a Rua Almeida Brandão, Rua da Portela, Rua Padre José Brenha, Rua Dr. Josué Trocado, passando novamente pela Rua Almeida Brandão e regressando ao Largo da Senhora de Belém onde habita na capela com o seu nome.

O cortejo com dezenas de figurantes e cinco andores com destaque para a Nossa Senhora de Belém, foi acompanhado pelo Grupo de Caixas dos Escuteiros da Matriz.

No Lugar da Giesteira, em Belém como o povo gosta de pronunciar, há ainda uma réstia de um passado de respeitadas famílias de lavradores, que em cada ano, um deles, assumia a despesa ou parte dela, das festas em honra da venerada Senhora do lugar. Hoje, as coisas são bem diferentes, mas há sempre alguém que une forças e corações para manter a tradição do lugar.

partilhar Facebook
Banner Publicitário