Voz da Póvoa
 
...

Bairro da Matriz

Bairro da Matriz

Cultura | 1955 | 24 Junho 2020

Matriz, ali nasceu o Rancho do Cidral, que em ano de centenário teve que adiar a alegria e o pé de dança para um tempo ainda ausente. As gentes do Bairro sabem esperar, da mesma forma que o São Pedro nos deixou a sardinha, mas levou os arraiais para o futuro que se quer presente no próximo ano.  

“Tínhamos um programa extenso, a começar pelos 100 anos do Rancho do Cidral. Apalavramos uma tuna académica e dois grupos folclóricos. Tivemos que suspender e repensar tudo. Com a Rusga sem poder marchar, estamos a pensar difundir imagens, das nossas festas de anos anteriores, no Facebook da Associação. No dia 28, véspera de S. Pedro, a convite da RTP, um par de cada bairro vai apresentar-se nos estúdios da estação pública”, revela António Quilores, presidente da Associação Cultural e Recreativa da Matriz.

E apela aos poveiros e à comunidade da Matriz para que tenham paciência: “Vamos todos festejar o S. Pedro em casa. As notícias não são alarmantes, mas temos que ter cuidado. Temos que pensar em todos aqueles que cumpriram com o dever e que estiveram cerca de três meses em confinamento, em que não podíamos estar com os filhos e os netos. Neste momento, pelo menos podemos estar com a família e, por isso, espero que todos aproveitem e façam o São Pedro em casa. As festas chegaram a um patamar que é impossível fazer seja o que for na rua”.


O S. Pedro é no Cidral

A rusga saiu p’ra rua
Nesta noite de São Pedro
Tricana anda dançar
Neste dia de folguedo

Tens na alma o Cidral
E a Póvoa no coração
Vermelho é tua cor
Tricana símbolo d’amor

Olha Matriz
Bairro ilustre de emoções
Com o Cidral
Onde junta multidões

Olha Matriz
O São Pedro é Popular
Tens na tua alma, vigor e chama
Brio da Póvoa do Mar

O Cidral a festejar
Cem anos de alegria
Junta te a nós a cantar
Nesta noite de folia

São Pedro assim deseja
Que a Póvoa te veja passar
Tricana linda e formosa
Anda p’ra rua brilhar

Letra e Música
Paulo Sousa

 

 


Leia a notícia na íntegra na edição impressa

partilhar Facebook
413/RS0_1479_Bruno_Portela_e_Joana_graca.jpg
413/Matriz_Bairro.jpg
Banner Publicitário