Voz da Póvoa
 
...

Bairro de Belém

Bairro de Belém

Cultura | 28 Junho 2020

No lugar da Giesteira nasceu a Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém. O bairro herdou-lhe o nome e passou a vestir-se de tricana para as festas de São Pedro. Mais uma vez, estavam a preparar o início dos ensaios, quando da autarquia veio o aviso para não assumirem compromissos com ninguém, porque dificilmente as ruas receberiam iluminação e as rusgas dos bairros.

“Foi com muita tristeza que recebemos a notícia da impossibilidade de fazer as festas de S. Pedro, mas a saúde está primeiro. Aqui no bairro temos muitas casas de lavrador com imenso espaço, com quintais grandes e estamos a pensar fazer uma sardinhada com os membros da direcção. É um São Pedro em casa particular. Não há qualquer iniciativa pública. Entre nós, vamos fazer uma projecção de slides numa parede, com tronos antigos e vídeos das Rusgas de anos passados e reviver um outro tempo. Vamos também dinamizar a página do Facebook com fotografias, uma forma de comemorar o S. Pedro de anos findos”, revela António Giesteira.

Para o Presidente este é um ano estranho para todos e, por isso, deixa um apelo às gentes do Bairro de Belém: “Lamentamos este ano não poder exibir a nossa rusga e alindar o nosso bairro. Há pessoas que nos acompanham e sabem que este é um ano diferente. Penso que podemos e devemos todos viver um S. Pedro em família. Para o ano o entusiasmo regressa e esperamos que as pessoas compreendam e voltem a apoiar o Bairro nas festas da cidade e do concelho”.


Belém, nosso bairro adorado

S. Pedro arribou à praia
Da nossa linda Póvoa do Mar
Encontrou a tricana mais bela
E quis com ela dançar!

No bairro de Belém parou
Alegria e emoção encontrou
Com as cores mais bonitas
E por ele se enamorou!

Belém, és tão belo
E no alto da nossa terra estás
Vem vaidoso, mostrar o teu brio
E do que és capaz!
Desfila com orgulho
E com muita paixão
Mostra a S.Pedro e à Póvoa
A tua verdadeira devoção!

S. Pedro, nosso santo adorado
És da Póvoa guardião
Guarda o nosso bairro
Com toda a alma e coração!

Vem connosco para a folia
Cantar, dançar e festejar
Toda esta alegria
Que no Belém vais encontrar!

Joana Fortes – Belém 2020

partilhar Facebook
413/RS0_1338_Ricardo_Lopes_e_Bruna_Cerqueira.jpg
413/Belém_Bairro.jpg
Banner Publicitário