Voz da Póvoa
 
...

Bairro da Mariadeira

Bairro da Mariadeira

Cultura | 28 Junho 2020

É no jovem Bairro da Mariadeira que nasce uma nova Póvoa agarrada à herança de uma tradição. Cada ano engrandece as gentes que têm na Associação Cultural e Desportiva o seu ninho de festa. As noites de São Pedro na Mariadeira duram até ser dia, porque o bairro depois de muito trabalho oferece o descanso à folia.

Em ano de repouso do Ser, o Presidente, Rui Baptista, revela como se tiveram que adaptar à nova realidade devido à pandemia: “Recebemos o primeiro alerta por parte da Câmara, em Março, que dificilmente poderiam ser realizadas as festas. Daí juntei a minha equipa de trabalho e procuramos encontrar soluções para que esta data não ficasse esquecida. Passamos a fazer o S. Pedro em casa e para a casa dos outros, divulgando vídeos no Facebook da Associação. Passamos a abranger as pessoas da Mariadeira, de toda a Póvoa e até emigrantes poveiros. Tentamos que fosse dinâmico. Por isso vamos fazer o trono dentro da sede, um trabalho mais demorado porque só duas pessoas podem estar a trabalhar naquele espaço. Vamos ter vários artistas que gravaram, cada um, as suas coisas. Montamos na sede um estúdio onde vamos receber toda a informação e depois colocar Online. Vamos ter alguém a apresentar – S. Pedro em Casa – com vários testemunhos das festas do S. Pedro, pessoas da associação e do bairro. A emissão começa às 21h00 e poderá durar cerca de 4 horas”.

Para Rui Baptista, é o lado humano que mais falta faz neste tempo: “Sinto a falta das pessoas. Nesta altura estariam aqui umas cem pessoas, mas devido à pandemia não é possível. Por isso o convite é feito para que todos passem as festas e a sardinhada em família. É um ano diferente que vai passar e para o ano estaremos todos juntos. As pessoas devem manter a sua segurança. Acima de tudo este nosso sacrifício de um ano sem as festas de rua pode valer 20 ou 30 anos de S. Pedro, e é isso, que apelamos às pessoas para que fiquem em casa. Queremos que fiquem em casa a fazer a sardinhada e possam assistir à nossa transmissão. Não vamos infringir regra nenhuma, não vamos fazer nada que não seja Online. Não estraguem tudo por uma noite. Uma noite não vale uma vida”.  


São Pedro da Mariadeira

Somos Mariadeira
Raio do sol nascente
Venham festejar connosco
Que alegramos toda a gente

Somos um Bairro imponente
E de uma graça sem fim
Somos o Bairro mais lindo
Desta Póvoa de Varzim

Para S. Pedro Festejar
Há um povo à maneira
Com alegria e amizade
No Bairro da Mariadeira


Poema: Helena Faria

partilhar Facebook
413/RS0_1272_B_Sérgio_Gonçalves_e_Beatriz_Gonçalves.jpg
413/Mariadeira_Bairro.jpg
Banner Publicitário