Voz da Póvoa
 
...

Bairrismo singelo Belém

Bairrismo singelo Belém

Cultura | 28 Junho 2021

No bairro nasceu a Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém e da vontade de dançar nasceram as tricanas de Belém. O aviso repetiu-se e pelo segundo ano consecutivo, a festa teria que ficar por casa. Valeu que, uma exibição para a televisão vai levar a cada casa, a marcha do Bairro de Belém.
 
Para António Giesteira, presidente da associação, é com tristeza que mais uma vez, partilha a desilusão das gentes do bairro e da Póvoa: “Temos que respeitar as regras e esperar que no próximo ano a festa possa sair à rua. Este ano, com a ajuda da Câmara Municipal, os bairros, em horários diferentes, no dia 6 de Junho, dançaram num palco montado no Pavilhão Municipal, para uma gravação do Porto Canal, que será transmitida na noitada de S. Pedro. A segunda actividade que fizemos, foi a montagem do trono, filmado no dia 22 de Junho pelo mesmo canal televisivo. Foram as duas únicas actividades”.

E deixa uma mensagem: “Espero que as pessoas do bairro e os apoiantes da rusga de Belém, vivam o São Pedro da melhor maneira possível e em privado. As manifestações na rua estão proibidas, mas em casa cada um pode fazer a sua festa. Espero que se divirtam e que aguardem pelo próximo ano, onde todos esperamos festejar em pleno como sempre o fizemos, na rua. Espero que todos se portem bem porque as coisas não estão a ficar fáceis. Está prevista a conclusão das obras na Escola da Giesteira para o final do ano, então teremos o nosso espaço disponível para ensaios e actividades desportivas”.


Bairrismo singelo Belém


A Póvoa veste-se a rigor
Para ver S. Pedro chegar
Que deixou o seu trono
P’ra connosco festejar!

 Nossa terra foi escolhida
E nela, S. Pedro abarcou
Para ver a folia
Que em Belém já começou!

Gente da Póvoa que sois do mar
Abri alas e deixai passar
O Belém já desfila
Ao som da sua marcha popular!
Com o ritmo perfeito
Marcha a preceito
Para mostrar a S.Pedro
O seu bairrismo singular!

S. Pedro, tu és Poveiro
De alma e coração
Tens no bairro de Belém
A tua enorme paixão!

Azul claro e celeste
E branco a combinar
Belém meu bairro singelo
Que S. Pedro ficou a amar!


Marcha de 2021
Letra Joana Fortes
Música Miguel Campos

 

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário