Voz da Póvoa
 
...

Associação Sabaria Publica “Bergman" de Cristina Carvalho

Associação Sabaria Publica “Bergman" de Cristina Carvalho

Cultura | 4 Novembro 2022

 

Bergman", de Cristina Carvalho, o novo título da associação Sabaria, com sede em Zamora, que procura consolidar a cultura de La Raya

A autora tem explorado e pesquisado em as cenas dos últimos anos do controverso cineasta sueco.

A associação cultural Zamora Sabaria publica em espanhol 'Bergman', da autora portuguesa Cristina Carvalho, um novo título a acrescentar aos já publicados 'El puerco de Erimanto', de A.M. Pires Cabral, e 'Todos los días son míos', da escritora e actriz Ana Saragoça. ‘Bergman' é uma biografia novela que revela aspectos pouco conhecidos do brilhante dramaturgo e cineasta sueco. O livro ganhou o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga - APE/C.M. de Coimbra em 2021. Sabaria, uma associação sem fins lucrativos criada por um grupo de professores de Zamora, publica obras de autores portugueses em espanhol e de autores espanhóis em português com a intenção de reforçar um território literário comum de ambos os lados da 'Raya húmeda'.

‘Bergman' é um relato em primeira pessoa de um Igmar Bergman fictício, desde o seu nascimento até depois da sua morte. É uma criação da escritora lisboeta Cristina Carvalho, que não conhecia o famoso realizador sueca, mas onde o leitor tem a sensação de que o verdadeiro protagonista teria pensado e agido da mesma forma. Para a construção deste texto, Carvalho visitou locais frequentados pelo autor de "Morangos Silvestres", como a ilha de Farö, que inspirou o enredo e a reviravolta estética nos seus filmes, bem como a sua casa, o seu cinema, o cemitério, e recolheu testemunhos de vizinhos da velhice de Igmar Bergman.

O relato de Cristina Carvalho mostra a sua visão da complexa personalidade do génio sueco, e revela as suas obsessões, como a sombra contínua do seu pai, religioso e cruel, bem como a figura redentora da sua avó: "Esqueleto, com febre, doente, com poucos sinais vitais, nasci. A atmosfera psicológica em casa não poderia ter sido pior e Karin, a minha mãe, estava no estado mais desolado de depressão na altura do nascimento".

 

Por: Carlos Funcia

 

Cristina Carvalho - (Lisboa, 1949) Escritora de romances, contos e literatura para jovens, e tradutora. Publicou o seu primeiro trabalho, 'Até Já Não é Adeu', em 1989. Escreveu vinte e dois livros, dez dos quais estão incluídos no Plano Nacional de Leitura (PNL) para diferentes níveis de ensino. Ela é filha da escritora e tradutora Natália Nunes e do professor e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão. Prémio SPA/RTP 2016 Melhor ficção narrativa para "O olhar e a alma, o romance de Modigliani". Nomeado duas vezes na Suécia para o Prémio ALMA, por sugestão da IASL (Associação Internacional de Escolas e Bibliotecas). Vários dos seus livros foram traduzidos para inglês, francês e alemão.

Sabaria - A associação cultural sem fins lucrativos Sabaria foi fundada em Zamora por vários professores atraídos pela literatura portuguesa que, através da tradução, procuram quebrar a fronteira linguística, promover as literaturas de ambos os lados de La Raya e encorajar o estudo de línguas irmãs. Sabaria visa criar este ponto de encontro para as artes portuguesas e hispânicas, um espelho no qual se podem olhar um para o outro e atravessar para o outro lado. A associação também promove outras actividades com objectivos semelhantes, tais como conferências, congressos, seminários e outros.

Como associação sem fins lucrativos, Sabaria publica tiragens curtas e vende o que precisa para continuar a publicar. Os livros podem ser solicitados por mensagem privada no facebook e instagram das redes sociais ou por e-mail sabariaeditorial@gmail.com.

partilhar Facebook
308/Cristina-Carvalho.jpg
308/Crist-Carcalho-Bergman.jpg
Banner Publicitário