Voz da Póvoa
 
...

“As Procissões da Igreja da Lapa” em Fotografia

“As Procissões da Igreja da Lapa” em Fotografia

Cultura | 27 Outubro 2021

Celebrar sempre lembrando é refazer a história dos sonhos ou da viagem do tempo. Contar 250 anos da Igreja da Lapa é exaltar os dias, mas também datas e acontecimentos de devoção e oração. A exposição de fotografias “As Procissões da Igreja da Lapa”, estará aberta ao público na sede da associação Leões da Lapa, entre os dias 29 de Outubro e até 7 de Novembro.

Parar o tempo numa fotografia e juntar a outras tantas numa exposição foi o resultado de uma iniciativa da Comissão organizadora do programa comemorativo dos 250 anos da Igreja da Lapa, presidida pelo Pároco, Padre Nuno Rocha e apoiada pelo Município da Póvoa de Varzim. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido pela Directora do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, Deolinda Carneiro, tendo servido de base para a seleção de fotografias e textos que as aclaram.

Esta é uma viagem pela história e iconografia das festividades organizadas pela “Confraria de Nossa Senhora da Lapa, Amparo dos Homens do Mar”, e pela sua sucessora, a “Irmandade de Nossa Senhora da Assunção”. Destes, naturalmente, destaca-se a procissão em 15 de Agosto, organizada pelos pescadores da Póvoa de Varzim, que festejam “com estrondo” a “Senhora”, sua padroeira e Protectora.

O destaque dado aos documentos e imagens antigas que ilustram a evolução dos cortejos processionais, complementa-se com reproduções de fotografias graciosamente cedidas pelos paroquianos da Lapa, que desta forma colaboram no estudo e preservação dum património cultural imaterial singular.

Coabitar a memória das procissões da igreja da Lapa é o convite que o nosso olhar recebe de quem nos quer ver.

partilhar Facebook
Banner Publicitário