Voz da Póvoa
 
...

As Marés que Cruzam os Rostos das Gentes do Mar

As Marés que Cruzam os Rostos das Gentes do Mar

Cultura | 20 Julho 2022

 

 A exposição de fotografia e o livro com o mesmo título “Rostos de Maré – Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim’, depois de ter sido apresentado em Matosinhos e Vila do Conde, foi a vez de se mostrar na quinta-feira, aos poveiros no Centro Coordenador de Transportes.

Refira-se que ‘Rostos da Maré’ é uma iniciativa do Grupo de Ação Local – GAL Costeiro Litoral Norte da Área Metropolitana do Porto, financiada pelo Programa Operacional Regional Norte 2020. O livro “Rostos de Maré – Vidas Cruzadas entre Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim” foi concebido pela Bind’ó Peixe – Associação Cultural e coproduzido em parceria com a ESMAD – Escola Superior de Media, Artes e Design, do Politécnico do Porto, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Encontrados os “Rostos da Maré”, que até podiam ser outros, o livro encheu-se de vidas contadas e cruzadas pela pesca no mar das três cidades. Nas cerca de 375, estão reunidas fotografias de imagens de Helena Flores, Joana Dionísio, Luís Ribeiro, Olívia da Silva e Sérgio Rolando, e entrevistas realizadas pelos jornalistas Ângelo Marques – Póvoa de Varzim, David Mandim – Vila do Conde e Luísa Pinto – Matosinhos.

Na apresentação, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, lembrou que o projecto “uniu os três municípios através do mar, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Matosinhos”. E sublinhou a importância de deixar um testemunho escrito para os vindouros, “é essa a nossa função, dar valor a tudo aquilo que os nossos antepassados fizeram e perpetuar na história e no tempo as vidas que nos dão razão e existência”.

Por seu lado o presidente da Bind’ó Peixe, Abel Coentrão, destacou a circularidade das histórias que se podem ler no livro: “Esta gente aqui retratada e contada já praticava uma sociabilidade circular há muitos anos nestes territórios banhados pelo mesmo mar”. O livro para além das imagens concebidas em estúdio tem também fotografias cedidas pelos entrevistados.

Quem também esteve presente foi a presidente da ESMAD, Olívia Silva, que reconheceu a importância do projecto que engloba a exposição e o livro: “Os registos fotográficos não só nos acrescentam memória, como nos permite conhecer um bocadinho mais da história destas pessoas ligadas pelo mar”.

“No livro, Rostos da Maré, muitas famílias ligadas ao mar são retratadas e memorizadas nestas páginas. Muitas histórias ficarão para sempre neste livro, que é sem dúvida uma homenagem aos nossos antepassados. Pela voz dos meus pais é contada a vida da nossa família. Zé da São Benta e do Carmo Esquecida serão sempre o pilar que nos ligam a Caxinas”, escreveu a jornalista Fernanda Araújo, agradecendo “a todos que embarcaram neste projecto e o levaram a bom porto”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário