Voz da Póvoa
 
...

As ILLHAS do Teatro Meridional Rodeadas de Poesia

As ILLHAS do Teatro Meridional Rodeadas de Poesia

Cultura | 11 Março 2022

O Teatro Meridional em co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Micaelense visitaram a Póvoa de Varzim a convite da Varazim Teatro, com “Ilhas’, espectáculo integrado na Temporada Teatral.

O Cine-Teatro Neiva Garrett recebeu no dia 5 de Março, o espetáculo ILHAS, encenado por Miguel Seabra, com dramaturgia de Natália Luiza dramaturga, que procura "criar um modo de comunicar inspirado nos hábitos, ritos e mitos do território açoriano, através de um olhar subjetivado e sem o recurso à palavra como principal veículo de comunicação cénica".

O Teatro Meridional tem-se apresentado na Póvoa de Varzim, regularmente, desde 2001, sendo já reconhecido o seu trabalho pelo público da cidade e não só. Foi com curiosidade e elevada expectativa que o público encheu a plateia do Cine-Teatro Garrett, e foi confrontado com um raro momento de poesia visual e sonora. A palavra é na maioria do tempo substituída pelo corpo dos actores que "foi tocado por aquele universo de pessoas, por coisas daquela geografia, daquele clima, daquela paisagem, das árvores, da bruma, e depois verteram tudo isso numa linguagem que toma a forma numa cena e no corpo das pessoas" (diz Natália Luiza). "E tem algumas palavras...o sotaque açoriano é tão forte, tão musical, tão ritmado" completa Miguel Seabra, que fez questão que este sotaque estivesse presente no espetáculo.

No os actores descerraram sobre o corpo uma bandeira ucraniana.

A Temporada Teatral na Póvoa de Varzim, organizada pela Varazim Teatro, tem ainda programado para o mês de Março, dia 27, no Dia Mundial do Teatro o espetáculo GENOMA B, pela Companhia Albadulake oriunda de Cáceres, Espanha, será apresentado pelas 21h30 no Cine-Teatro Garrett.

Recordamos que a Varazim Teatro tem apoio da República Portuguesa - Cultura | Direção Geral das Artes | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim | União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai

Fotos: Vitor Ferreira

partilhar Facebook
Banner Publicitário