Voz da Póvoa
 
...

As ‘ILHAS’ desaparecidas da Póvoa de Varzim

As ‘ILHAS’ desaparecidas da Póvoa de Varzim

Cultura | 19 Setembro 2025

 

Tal como ‘As Ilhas Desconhecidas’ de Raúl Brandão homenageiam as gentes dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, também as ‘ILHAS’ desaparecidas da Póvoa de Varzim reapareceram para homenagear pessoas que construíram as suas vidas na dureza de uma realidade humildade onde sonhar era até sonhar era pecado.
  
Entre o dia 14 de Agosto e 15 de Setembro, a galeria da Biblioteca Municipal transformou-se numa de todas as ‘Ilhas’ poveiras onde alguns objectos de um tempo ausente se mostraram entre 30 momentos eternizados pela objectiva do fotógrafo aos olhos da curiosidade jovem e da lembrança emocional de gente madura. Houve visitantes da Exposição de Photographia, de Rui Sousa, que reconheceram o seu ninho de amor e dor ou a partilha de uma condição, de uma indesejável pobreza. 

Entre outros visitantes, a 9 de Setembro, os utentes do Centro Ocupacional da Lapa tiveram a oportunidade de entrar na memória do passado através das palavras do autor da Exposição que além das explicações partilhou conversas sobre a vida no tempo das ‘ilhas’ da Póvoa de Varzim. 

No encerramento, o Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, respondendo a um convite do autor dinamizou com os utentes da Academia Sénior uma visita guiada à Exposição. O regresso às memórias das ‘Ilhas’ e modo de vida e de partilha, que nos anos 90 do século XX, ainda era comum na cidade do Cego do Maio.

Por: José Peixoto

FotosDireitos Reservados

partilhar Facebook
Banner Publicitário