
Em cada ano se repete a alegre confraternização das associações do concelho no encanto das janeiras, uma memória de outros tempo, mas que se mantém a convite do município. A reunião de vozes aconteceu, no dia 17 de Janeiro, com os grupos a fazerem uma romaria pelas ruas da cidade a animar os transeuntes com a tradição.
A concentração deu-se junto ao Coreto da Praça do Almada, com a actuação dos grupos intervenientes: Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim; Associação Cultural e Recreativa da Matriz; Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém; Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”; Grupo Recreativo e Etnográfico ‘As Tricanas Poveiras’; Rancho Folclórico de Aver-o-Mar; Rancho Folclórico Casa do Povo de Aguçadoura; Rancho Folclórico de St.ª Eulália de Beiriz; Rancho Folclórico S. Pedro de Rates; Leões da Lapa Futebol Clube; Universidade Sénior – Rotary Clube da Póvoa de Varzim.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Octávio Correia, esteve presente no evento e agradeceu às associações do concelho não só a sua participação como o trabalho desenvolvido em prol de uma tradição.
Com o objectivo de conservar as tradições populares na cidade até ao final do mês, o Posto de Turismo dos Torreões acolhe a exposição “Cantar as Janeiras”, com fotografias e trajes “domingueiros” do século XIX usados, ainda hoje, para interpretar cânticos de religiosidade popular e festiva. Aida está a tempo de dar uma passada por lá.
Fotos: D. Reser