Voz da Póvoa
 
...

Artur Pastor – Portugal país de contrastes

Artur Pastor – Portugal país de contrastes

Cultura | 31 Agosto 2022

 

A obra do fotógrafo Artur Pastor continua a despertar interesse em novas publicações. O novo livro Artur Pastor – Portugal país de contrastes, é uma co-edição da Câmara Municipal de Lisboa, Arquivo Municipal / Fotográfico e a Majericon, que será apresentado na Feira do Livro de Lisboa no dia 3 de setembro, às 19h00.

É um tributo que pretende celebrar o centenário do nascimento de Artur Pastor (1922-1998) com uma seleção de 249 fotografias a preto e branco, entre as muitas que constituem o espólio adquirido à família pela Câmara Municipal de Lisboa em 2001. Têm como objetivo dar a conhecer a obra deste fotógrafo ímpar e dar a este prolífico mas pouco conhecido fotógrafo o reconhecimento, colocando o seu nome entre os grandes da fotografia.

Tomando como ponto de partida o texto Portugal um país de contrastes, escrito por Artur Pastor em abril de 1954 para a revista Portugal Ilustrado, e o seu testemunho Portugal não se visita apenas com o olhar porque se sente, também, o coração, este livro constitui-se como um roteiro fotográfico sobre o legado deixado pelo fotógrafo Artur Pastor, evocando o seu desassossego ambivalente, em torno da escrita e da fotografia, do litoral e do interior ou da ruralidade e da modernidade.

Na seleção feita, podemos descobrir a sua faceta artística e parte da sua atividade profissional. A sua visão de Portugal, um país desaparecido e alterado na memória dos mais novos, mas refletindo um passado presente para os que o viveram. Um levantamento etnográfico exaustivo onde encontramos os trabalhos agrícolas, como a lavoura com junta de bois, a sementeira e a ceifa, os pastores e os seus rebanhos, a debulha na eira ou a debulha mecânica com máquina a vapor. Nas fainas da pesca: o copejo do atum na costa algarvia, a arte xávega na Nazaré com os bois a puxar os barcos, a amanha e a secagem do peixe nos paneiros, a reparação, o transporte e a lavagem das redes, a distribuição do peixe formando quadrículas na areia para a lota em Sesimbra, o artesanato e os seus ofícios, as feiras e os mercados, as festas populares, a indústria, as paisagens urbanas ou rurais.

Por: Fernando Veiras

partilhar Facebook
Banner Publicitário